Balanço de meia temporada


O que aconteceu até aqui e o que vem pela frente.

Num piscar de olhos se passou quase meia temporada de Hawaii Five-0. Já foram ao ar 11 dos 24 episódios encomendados. Muitas coisas aconteceram pra nossa força-tarefa favorita e muitas outras ainda vem por aí. Então que tal aproveitar o hiatus pra relembrar o caminho traçado até aqui?

De flashbacks em Nova Jersey à descobertas sinistras sobre membros da família. De pescarias desastrosas à acampamentos que deram errado. Hawaii Five-0 levou nossos tão queridos personagens por estradas sinuosas jamais planejadas. Focando cada vez mais em seus caracteres e nos proporcionando emoções de um poder inquestionável. E como a série tem como ponto principal seus personagens, acho que nada melhor do que fazer uma recapitulação individual acompanhada do que pode vir por aí.


Steve McGarrett
Após reencontrar a mãe que ele achava estar morta há 18 anos, a nada mole vida do Comandante McGarrett ficou ainda mais complicada. Porque como se já não bastasse Steve descobrir que Doris era o tal Shelburne que Wo Fat caçava com unhas e dentes, ainda descobriu que ela era agente da CIA e forjou a própria morte de propósito. Mas apesar de desconfiar - com razão - que Doris ainda tem muitos segredos escondidos, tenta ter a melhor relação possível com ela. Afinal, quem quer correr o risco de perder a mãe pela segunda vez? E ainda reuniu a mãe com sua irmã numa cena capaz de arrancar lágrimas até dos corações mais duros. Além disso está mais próximo de Cath, que ele jura de pés juntos que não é sua namorada mas não vive sem ela. E essa temporada promete dar um rumo decisivo pro relacionamento dos dois. Encontrou uma psiquiatra/cafetina que traçou seu perfil psicológico de uma forma que o deixou furioso, o que levou o grupo a questionar sua sanidade por alguns instantes. E ainda queria ensinar meninas de 11 anos a caçar javalis, mas ao invés disso teve que impedir um sociopata de matá-las. Continua sendo um ótimo líder pra Five-0. Pois mais do que chefe e amigo, Steve fez da equipe uma família. Ajudando todos com tudo. Principalmente Danno, a quem tem como irmão.


Danny "Danno" Williams
O medo de perder sua amada filha Grace é o que mais aflige o Detetive Williams. E isso piorou quando Rachel veio com a notícia de que se mudaria pra Las Vegas com Stan. Na 1ª temporada talvez Danno não pensasse duas vezes antes de se mudar também, mas agora as circunstâncias são outras. Encontrou no Hawaii um lar e na Five-0 uma família. Mas Danno não é de desistir facilmente e está decidido a lutar pela custódia de Grace. Essa decisão ficou para a segunda metade da temporada, e só nos resta torcer por nosso querido Danno. E falando nele, impossível não mencionar que Danno foi foco do melhor episódio da temporada. Possivelmente até da série. Foi quando vimos na forma de flashbacks o que foi ao mesmo tempo o pior e o melhor dia de sua vida. Onde Danno perdeu a parceira de trabalho, mas descobriu que seria pai. E ainda mostrou uma grande ironia do destino, pois se não fosse o atentado de 11 de Setembro Danno teria morrido naquele mesmo dia. E ainda descobrimos que seu ódio por água foi causado por um trauma de infância, quando um amigo morreu afogado durante as férias com sua família. Mas nem tudo é só tristeza e aflição. Seu sarcasmo nos rende boas risadas. Seja dizendo que odeia as pessoas por terem 60% de água no corpo, discutindo com Doris, Kamekona, Max e principalmente Steve por motivos diversos, querendo conduzir sozinho um caso que envolvia modelos da Victoria's Secrets ou mostrando que não sabe nada sobre sobrevivência na selva. Também foi possível perceber que se aproximou mais de Chin, ajudando o amigo a superar a morte da esposa.


Kono Kalakaua
Começar a temporada enfrentando uma experiência de quase morte já mostrou que a Oficial Kalakaua não vai ter moleza. Apesar de ter pouco destaque em alguns episódios, Kono passou por alguns bons apuros. Principalmente quando foi refém de uma milícia, mas os detonou mostrando porque é uma das melhores badass femininas na TV atualmente. Mas além dos ótimos momentos de luta, Kono tem se mostrado cada vez mais perspicaz. Como, por exemplo, quando se aproximou do pequeno James por perceber que poderia saber que o mesmo pudesse ajudar a resolver o caso e acabou por estabelecer uma forte conexão com o menino. E a vida privada de Kono também tem sido mais explorada, principalmente por seu relacionamento com Adam. Mas seu namorado parece ser o único a querer sair da máfia para poder viver feliz com ela. Seu cunhado Michael saiu da prisão, e apesar da simpatia inicial ficou claro que ele não gostou de saber que o irmão está namorando com uma policial. E pelo encerramento de Huaka'i kula, é fácil deduzir que Kono enfrentará muitos problemas. Provavelmente será acusada de algum crime e talvez perca o distintivo novamente. A vida de Kono não é fácil, e só podemos esperar pra ver o que vai acontecer e torcer pra que o time a ajude a sair dessa.


Chin Ho Kelly
Após perder definitivamente sua amada esposa Malia e quase perder sua prima Kono, o Detetive Kelly teve seu mundo totalmente abalado. Chin nos deixou totalmente emocionados com seu sofrimento, e agora tenta seguir com sua vida da melhor forma possível fazendo o que lhe deixa feliz: trabalhar na Five-0. E se Chin andou meio apagado durante essa primeira metade da temporada, sabemos que isso mudará quando descobrirem que ele matou Frank Delano a sangue frio para vingar a morte de Malia. Já foram divulgadas fotos de Chin na prisão, e tudo que sabemos é que será acusado pelo irmão de Frank. E é melhor que não demorem para inocentá-lo. Teve alguns momentos de discussão com Kono por causa de Adam. Assim como a prima, Chin também parece acreditar no bom caráter do rapaz. Mas sabe que embora queira deixar a máfia, a máfia não irá deixá-lo facilmente. Dos poucos momentos de destaque que Chin teve até agora, vale ressaltar quando ficou de "babá" de Doris, o medo de perder Kono novamente quando ela foi refém da milícia, e suas contribuições com os casos de Huaka'i kula e Kahu.


Catherine Rollins
Amada por uns e odiada por outros, a Tenente Rollins agora é personagem fixa. Além de estar mais próxima de seu (não) namorado Steve, Cath tem sido de grande ajuda na resolução de vários casos. E mostrou que não serve só pra trabalhos de analise, que também é ótima em campo com cenas de luta você revê várias vezes tentando entender os golpes. Primeiro ajudou Steve a "espionar" Doris, e depois acabou descobrindo que o passado da sogra ainda vai incomodar muito. Quando Cath viu Doris torturando um mafioso que devia ter matado há 30 anos, prometeu não contar nada a Steve. Mesmo sabendo que mais tarde isso poderá trazer problemas de confiança. Durante essa primeira metade da temporada Cath esteve bastante presente devido a sua licença na Marinha, e talvez na segunda metade ela entre para a Five-0. Creio que de início para suprir as possíveis ausências de Kono e Chin na equipe enquanto não forem inocentados dos crimes que serão acusados, e depois ficará definitivamente. Dos trabalhos de Cath com a Five-0, o de maior destaque foi em Kahu ajudando o menino Ethan a encontrar o pai na véspera de Natal.


Max Bergman
O Legista mais divertido da TV está causando mais do que nunca. O Dr Bergman tem tido mais destaque que nas temporadas anteriores, e está sempre participando das confraternização da equipe. Max nos diverte principalmente irritando e confundindo Danno com suas explicações detalhadas. E sem falar de sua fantasia de Ted no Halloween. Mas Max mostrou que não sabe só fazer rir, e emocionou a todos quando teve medo de perder Sabrina antes do primeiro encontro. Coisa que ele providenciou assim que ela acordou da cirurgia, na cantina do hospital mesmo. Só tenho medo de uma coisa. Sendo Max o Legista, é possível que sobre pra ele a exumação de Frank Delano. O que incriminará Chin.


Doris McGarrett
Ao contrário do que Kamekona imaginava, a mulher que deu a luz ao grande Guerreiro McGarrett não tem chifres e nem solta fogo. Mesmo assim, Doris pareceu uma grande vadia nos primeiros momentos e deixou muita gente com raiva. Porque além de se achar digna para dar conselhos familiares para Danno mesmo tendo sido ela quem abandou a família por 18 anos, deixou Wo Fat escapar de propósito e inventou uma desculpa qualquer simplesmente esperando que Steve acreditasse. Mas aos poucos vimos que não foi fácil pra Doris ficar todos esses anos longe dos filhos. Principalmente quando ela chorou ao ver Mary aos prantos contando para o túmulo do pai que não podia perdoar a mãe pelo sofrimento que ela causou. E também quando pediu desesperadamente para Cath não contar a Steve que seu passado está voltando para persegui-la, pois não seria justo ele perder a mãe de novo. Já li teorias de que Doris seria mãe de Wo Fat. Outras no entanto dizem que os dois não idade pra serem mãe e filho, mas que Doris teria sido babá de Wo Fat e que esse seria seu disfarce para matar o pai dele. Por isso Wo Fat teria ficado surpreso ao descobrir que Doris seria Shelburne. Analisando bem, a segunda teoria até faz mais sentido. Mas os dois ainda vão se reencontrar. E dessa vez alguém vai acabar mal. E ainda temos que descobrir o que está gravado naquele filme que estava na caixa que Doris tirou de baixo do assoalho da casa da família.


Mary Ann McGarrett
Essa Mary fica cada vez mais maluquinha. Agora trabalhando como cuidadora de um fofo e divertido senhor chamado Morty, voltou ao Hawaii quando Steve conseguiu unir coragem pra contar que Doris está viva. Mas a princípio Mary não quis saber de reencontrar a mãe. E nos emocionou contando o quanto foi difícil ver o pai chorando pela morte da mãe. E quem fez Mary mudar de ideia foi Morty, contando sobre sua filha e que tudo o que queria era ter sido menos orgulhoso e dado uma segunda chance a ela. Agora é esperar Mary aparecer de novo e ver como ficará essa família.


Grace Williams
A adorável filha de Danno agora é foco de um impasse. Ou Grace se muda com a mãe para Las Vegas ou sua custódia passa para o pai e ela continua no Hawaii. Como essa relação de pai e filha se mostrou um ponto forte da série desde o início, acho provável que Grace fique com Danno. Ainda mais depois de tantas coisas que a menina fez pra ficar ainda mais próxima do pai. Como trick-or-treat um dia depois do Halloween pra não deixá-lo magoado, um baile de pais e filhas e até entrar para as Aloha Girls por querer ser valente como ele. Não posso suportar a ideia de que tudo isso seja uma despedida. Principalmente quando Grace é tudo que Danno tem.


Kamekona
O maior empreendedor do Hawaii encontrou um novo ramo. Agora além do trailer de camarão, Kamekona tem um helicóptero e sua própria micro-empresa de passeios turísticos. Comprou o helicóptero com a ajuda de Danno e sem licença pra pilotar, mas isso é só um detalhe. Kamekona já tinha uma participação bem ativa na série, e nessa temporada esteve presente em praticamente todos os episódios. Na maioria das vezes cozinhando para as confraternizações da turma. E sempre divertindo. Como levando um almoço pra Doris e querendo ver fotos de Steve quando criança, fantasiado de SEAL no Halloween e empatando o namoro de Steve e Cath ou ainda vestido de Papai Noel distribuindo vale-passeio pra turma.


Wo Fat
Nessa temporada, o arqui-inimigo nº1 de Steve só apareceu no season premiere. Wo Fat foi resgatado pela gangue de Frank Delano durante a transferência de presídio em uma cena digna de filme hollywoodiano. Mas o que parecia ser o início de uma versão havaiana da Liga da Injustiça e pior pesadelo da Five-0 não durou muito. E depois que Wo Fat ficou visivelmente surpreso ao descobrir que Shelburne é Doris - aparentemente um rosto conhecido pra ele - desapareceu sem deixar vestígios. Só resta aguardar pela próxima aparição bombástica desse que é um dos vilões mais sinistros da TV atual.


Adam e Michael Noshimuri
Só pelo fato de salvar Kono da beira da morte já faz com que Adam tenha minha gratidão eterna. E também continua lutando para legitimar os negócios da família para poder viver feliz com sua namorada policial. Mas seu irmão Michael acabou de sair da prisão e promete mudar as coisas. Chegou simpático e aceitando tudo no maior estilo paz e amor, mas já saiu usando a arma de Kono pra cometer algum crime do qual ela provavelmente será incriminada. De um lado o Adam bonzinho, certinho e apaixonado e do outro o Michael malvado, cretino e delinquente. Vamos ver como ficará essa disputa entre irmãos pelos negócios da família.

Bônus:


Joe White e Gabrielle Asano
Entraram na 2ª temporada e simplesmente evaporaram na 3ª. O Comandante White tinha vindo com a proposta de ajudar Steve a esclarecer os segredos da família McGarrett. Mas após revelar que Doris está viva (e que ela é Shelburne), Joe sumiu sem deixar nem fumaça. Assim como a Dra. Asano, que ajudou a Five-0 em alguns casos, começou a namorar com Danno, conheceu Grace e sumiu. Mas com o cancelamento de 666 Park Avenue e Last Resort (séries em que Terry O'Quinn e Autumn Reeser trabalhavam atualmente) acho possível que os dois voltem. Principalmente Joe, que acredito ainda ter muito o que explicar.

Esse foi um misto de recapitulação com as previsões para nossos personagens na segunda metade da temporada. Muita coisa aconteceu com eles, e com as inovações que a série promete podemos esperar muitas surpresas. Agora é aguardar o retorno dia 14 de Janeiro e ver as previsões - em principal a de que 2013 será o ano de Hawaii Five-0 - se confirmam ou se tio Peter realmente nos surpreenderá. Não esqueça de dar sua opinião sobre as teorias apresentada, e até citar suas próprias.


A hui hou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *