Hawaii Five-0 Brasil - 3 anos! Um pouco da nossa história


No mês de agosto de 2014 o Hawaii Five-0 Brasil completou 3 anos!


Oi gente! Aqui, quem fala, é o administrador da página no Facebook, Twitter e Blog, o Ítalo. Hoje vim aqui para comemorar esse momento tão especial para o blog. Completamos 3 anos no mês de agosto e muita história já aconteceu. Muitas pessoas passaram por aqui. Evoluímos, nos tornamos independentes. Somos fãs da série que busca sempre trazer o melhor conteúdo sobre ela para outros fãs ao redor do Brasil. Não é a toa que nos tomarmos a maior referência da série no país.

É gostoso e é bom saber que nosso trabalho é reconhecido por todos e todas as pessoas que nos acompanham em diversos estados do Brasil. Sobre isso, fiz uma pequena busca no Facebook, pra saber de onde vem nossos fãs. Fiquei muito feliz com o resultado, não atingimos somente pessoas do Brasil, mas chegamos até outras regiões do mundo! Temos fãs da série que nos seguem nos Estados Unidos da América, Portugal, França, Egito, Grécia, Itália, Venezuela, México, Marrocos, Argentina, Hungria, Suíça, Japão, África do Sul e Índia, por exemplo. No Brasil, temos seguidores de leste a oeste, norte e sul. Em cidades como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Sorocaba e Vitória, por exemplo. 

Mas pra chegar a tudo isso, chegar a tantas pessoas, conseguir o melhor material possível pra todos os fãs, conseguir traduzir, postar, escrever e atualizar, eu não consigo fazer tudo (rs). Por isso, conto com uma excelente equipe que me ajuda. O que seria do Hawaii Five-0 Brasil sem a Gabriela pra fazer os textos de análise dos episódios? Ou da Hanna e da Luanna pra dar aquela força na tradução de textos? Ou do Davi que faz a legendagem de vídeos? Tem também o Túlio, que faz toda a questão gráfica e manutenção do blog. A Ana Clara e a Angélica, que ajudaram muito escrevendo sobre curiosidades da série. Vale lembrar também do Marcus Vinícius, que ajudou muito nas traduções e acabou se apaixonando pela legendagem e hoje ajuda em equipes de legenda. E, não podia faltar, a Mari! A chefa que começou tudo isso, sem ela não teríamos chegado aqui. PS. Por favor, se eu esqueci de alguém, me desculpa... não é fácil lembrar de tudo.

Enfim... muitas coisas aconteceram e ainda vão acontecer! Por isso, trago alguns comentários e depoimentos da equipe Hawaii Five-0 Brasil sobre como foi e como é trabalhar aqui. Antes de tudo, seria interessante conhecer como o Hawaii Five-0 Brasil foi criado, para isso, chamo a Boss, Mari Olmo! Foi ela que começou tudo e tem um pouco pra falar sobre tudo.
Bom, falar do começo do trabalho e da ideia de criar o Hawaii Five-0 Brasil é fácil. Acompanho o trabalho do Alex O’loughlin há alguns anos. E na época do finado Orkut, tínhamos uma equipe LE (alguém aí conheceu?) e eramos moderadores seriadores de algumas séries por lá. E nessa equipe havia um grupo de fãs do ator. Uma galera ativa mesmo, que até presentou o mesmo em algumas ocasiões. Quem acompanha a carreira do Alex sabe que ele passou por uma maré de azar. Ficou até conhecido como o pé frio da parada. Mas em H50 isso mudou. A primeira temporada foi muito bem aceita, a renovação da segunda veio até um pouco antes do esperado. Nesse meio tempo, resolvi criar um grupo de pessoas que assistiam o seriado, e queriam mais informações e uma troca com outras pessoas. Hawaii Five-0 Brasil surgiu no intuito de divulgar a série, e proporcionar ao público brasileiro um conteúdo que não deixaria a desejar se comparando aos EUA. Um bom tempo toquei o twitter, comunidade (que era super ativa e com um conteúdo gigante por lá) e um antigo blog sozinha. Mas não consegui dar conta. E eu, recrutei o Ítalo que chamei e chamo de meu braço direito que cuidou e ainda cuida de tudo com muito carinho e dedicação. Ele me chama de boss, mas filme ele e só bote ele! Espero que venham mais anos, e que o público assim como a série cresça. E que vocês continuem a acompanhar a série conosco! Parabéns a todos os envolvidos, e ALOHA! Mariana Olmo.
Bom, como a Mari falou, o blog começou com um pontapé que ela deu e todos nós agradecemos pela iniciativa dela. A Mari já fazia um excelente trabalho, mas, daí, comentei com ela sobe como seria bom ter reviews dos episódios do blog. Foi então que ela me recrutou para ajudá-la, primeiramente em escrever reviews e depois em tudo que fosse possível. Trabalhamos juntos e buscamos juntos trazer o melhor possível sobre a série. Nesse tempo, como a Mari falou, tínhamos um antigo blog. Mas a necessidade de renovar, de mudar, de ser mais independente se tornou maior que tudo e resolvemos romper com o grupo que, digamos, era nossos "chefes" nessa questão de site. Muitos chegaram depois, mas a primeira postagem aqui no blogspot foi explicando nossa decisão e as mudanças.

Mas o Hawaii Five-0 Brasil sentia necessidade de crescer, de expandir, de ficar melhor e mais completo. Daí, agregamos para nossa Ohana o Davi, que por muito tempo ficou responsável pelas traduções e legendagens de vídeos promocionais e afins sobre a série. Ele veio contar um pouco sobre a experiência dele:
Existem certas coisas nesse mundo que são inexplicáveis. Coisas que parece que nem mesmo destino havia predestinado. E antes que você, leitor, venha relacionar tal citação filosófica com esse comemorativo de três anos, eu me antecipo e digo que Hawaii Five-0 não foi uma dessas. Muito pelo contrário. Ela foi além. Conseguiu juntar o útil com o agradável. Conseguiu mudar minha mentalidade em relação a seriados investigativos e procedurais, conseguiu me fazer refletir mais sobre minhas ações e, mais especificamente, conseguiu improvisar a cada vez mais a minha língua inglesa.Embora não tenha sido um tradutor constante no site, consegui meu pequeno, mas importante, espaço dentro da equipe, fazendo o que eu mais gostava na época: legendar e traduzir. Tal prática pode não somente melhorar minhas capacidades linguísticas e de compreensão da língua, como também aprender tecnologias e ferramentas que, embora tenham parecido ser de utilização simples, foram fundamentais profissionalmente e pessoalmente. Davi Kawasaki, legender.
As mudanças não pararam por aí. Recrutamos, então, a Gabriela, que vocês conhecem das reviews e textos de análises, começou no blog após um convite para assumir as resenhas dos episódios, o que antes era feito por mim. Ela conheceu o blog quando estava "[...] procurando por informações dessa série que desde sua estreia" se tornou uma das suas favoritas.
É sempre bom fazer parte de algo, de uma história. E com o Hawaii Five-0 Brasil não podia ser diferente. Desde que descobri o mundo dos fansites e fanblogs achei que seria legal fazer parte de um, mas não tinha grandes pretensões para tal. Sempre gostei de tantas coisas, e cada uma levava a tantas outras... Resumindo, me considerava do grupo que procura por essas páginas atrás de informações mas não faz parte delas. Gabriela Cerutti, escritora do blog.
Depois veio o Marcus, que também nos ajudou nas traduções. Sempre prestativo e dando o seu melhor pra trazer o conteúdo em primeira mão.
Participei do blog Hawaii Five-0 Brasil como tradutor por muito pouco tempo,mas curti bastante o tempo em que pude ajudar. Assisto muitas séries, mas Five-0 tem um lugar especial no meu coração, pois desde minha infância já escutava minha mãe falar de como era boa a série original, que ela assistiu durante a adolescência. Marcus Vinícius, ex-tradutor.
Após isso, passou por aqui outras pessoas, das quais ainda estão conosco e, infelizmente, não puderam mandar suas "primeiras palavras" sobre como é participar do Hawaii Five-0 Brasil. Entretanto, certamente, na posteridade, eles virão e contarão um pouco da experiência deles.

Assim, só temos (tenho) que agradecer a essa equipe maravilhosa que faz e fez parte da história do Hawaii Five-0 Brasil. Vocês contribuíram para que nos tornássemos referência da série no Brasil, para que pudéssemos trazer o melhor conteúdo, da melhor forma possível. Obrigado Gabi, pelos textos, resenhas, comentários e todo o tempo que você gasta se dedicando a fazer o melhor texto possível, obrigado Hanna, Luanna e Marcus, pelo tempo gasto nas traduções que sempre foram de excelência, obrigado Davi pelos vídeos e pela disponibilidade constante de ajudar num trabalho tão trabalhoso (rs), obrigado Tulio, pela criatividade, pelo tempo gasto na criação de banners e imagens, obrigado Ana Clara e Angélica, pelo tempo buscando e pesquisando informações e curiosidades e obrigado Mari, pela iniciativa e por tornar algo tão especial para todos.

Obrigado fãs da série e fãs do nosso trabalho, por todo apoio, todos os comentários e tudo que vocês proporcionaram. Sem vocês, isso tudo seria impossível de realizar!

Big MAHALO para todos!
Ítalo Santana

Um comentário:

  1. Parabéns pra nós! É uma honra fazer parte dessa história e tenho muito orgulho do trabalho que fazemos aqui. Talvez seja coisa do destino mesmo, pois é inexplicável o bem e o prazer que me faz a nossa ohana Five-0. E que muitos anos ainda venham pela frente! :D

    Mahalo!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *