[REVIEW] Hawaii Five-0 - 5x09 "Ke Koho Mamao Aku" (Longshot)


Quando cowboys morrem em Marte e árvores são roubadas.

Depois de duas semanas de hiatus Hawaii Five-0 apresenta um episódio que nos deseja Mele Kalikimaka e fecha o ano de 2014. Mas apesar de termos tido muita coisa legal como um caso bem intricado e boa dose de entrosamento entre a equipe parece que pela primeira vez gostei menos do episódio que a maioria dos fãs. E nem sei dizer bem o porquê. Mas vamos avaliar isso depois.

Ke Koho Mamao Aku (Possibilidade Remota) ganhou um título que pode ser visto como uma perfeita definição para o caso. Qual é afinal a possibilidade de um cowboy morrer em um terreno usado para treinamento de simulação de Marte? Mas foi exatamente o que aconteceu e foi uma ótima sacada. Pelo local em que tudo começa é normal que logo venha a nossa mente algo envolvendo segurança nacional e/ou conspiração, e acabamos sendo surpreendidos com um caso totalmente civil. O que não diminui nem um pouco seu brilhantismo.

Pela primeira vez a causa da morte foi um mistério por quase todo o episódio. Digo, sabíamos que o cowboy Keone tinha sido envenenado mas não pelo que. E enquanto Max e o Dr Sanjeet (Ravi Patel) trabalhavam nessa questão (mais sobre isso depois), Danno, Grace e Grover tentavam descobrir o assassino e o motivo. Com Chin no QG para fazer as pesquisas necessárias, Steve em reunião com o Governador e Jerry sumido por algum motivo não declarado o time em campo ficou bem reduzido.


Mesmo com todos os motivos, senti desde o início que o culpado não podia ser Luke Pakele (Cody Easterbrook). Primeiro porque seria muito fácil e segundo porque tinha que ser por algo mais do que uma denúncia de doping em touro, mesmo que tenha perdido muito dinheiro com isso. Apesar de que foi bem legal ver Kono laçando o cara. O culpado acabou sendo o dono do rancho. Até desconfiei de Al Mokuau (Ron Yuan) por um momento por ter dito o nome de Luke rápido demais quando questionado sobre quem faria mal a Keone, mas nunca imaginaria o motivo.

O motivo ter sido o cavalo Urban Misthy foi uma surpresa e tanto. Mas o choque mesmo ficou por conta da frieza de Al, que matou Keone, tentou matar Jeff Harrison (Frank Ashmore) da mesma forma e ainda dar fim no cavalo. Sorte conseguirem salvar os dois últimos. Só que apesar de a maioria das coisas nesse caso fazerem sentido, não consigo visualizar em que momento Al teria envenenado a água de Harrison. Mas não posso negar que foi esperto. Não imaginei que nicotina líquida fosse tão fatal e "sorrateira" nos testes, pesquisei e é verdade. Embora só tenha encontrado artigos falando que pode pode ser letal para crianças, nada sobre adultos. Mas acima de tudo foi lindo ver o reencontro de Harrison e Urban Misthy.


Devo dizer que Max e Sanjeet roubaram a cena. Foi hilário ver os dois se atacando e se alfinetando. Principalmente quando colocavam a capacidade um do outro em discussão. E não é que realmente acreditei que o motivo da rivalidade fosse uma mulher de carne e osso? Mas era uma action figure da Yeoman Janice Rand! Mas foi muito legal ver os dois admitindo seus erros e fazendo as pazes, com Sanjeet devolvendo Janice a Max e dizendo que é o que tem que ser. Com uma despedida no melhor estilo Star Trek. Vida longa e próspera! Espero que tenhamos chance de ver Max e Sanjeet trabalhando juntos novamente.


Steve apareceu pouco nesse episódio. Pelo que li, Alex O'Loughlin ficou doente depois das gravações do 4x08 (Ka Hana Malu) e precisou de uma pausa. Mas foi exigido tanto do cara no 4x07 (Ina Paha) que acho que o intervalo foi merecido. Mesmo assim tivemos o ótimo momento que será lembrado como "o dia em que Steve e Danno roubaram uma árvore de Natal". Apesar de ter achado um tanto despropositado - McGarrett pode ser um tanto heterodoxo, mas não parece do feitio dele cortar uma árvore com a desculpa de que ninguém vai perceber -, foi engraçado ver o ato ser cometido e deixando Danno mais mal humorado que de costume. Bem como Pua dando uma de detetive atrás dos dois "haoles". Mas como tem o coração mais mole que manteiga teve que deixar pra confiscar a árvore no dia seguinte.


Gostei do sútil destaque que Kono teve, com coisas que podem ser mais significativas do que pode parecer a primeira vista. Primeiro ela disse que quando era criança seu pai a levava à rodeios, e depois ela teve uma conversa bastante legal com Danno sobre ver o lado positivo em Grace saber que Papai Noel não existe. Pois a farsa acabou e ele levará crédito pelos presentes legais. (Jura que ele achava que uma menina de 13 anos ainda acreditaria?) Os produtores já prometeram que nessa temporada saberemos mais sobre o passado de Kono, e talvez saberemos o que aconteceu com os pais dela. Tenho essa curiosidade desde a 2ª temporada, quando Chin mencionou que quando Kono se casar é ele quem vai levá-la até o altar. É esperar pra ver.

A cena de encerramento com a festa de Natal da turma foi linda, e embora mais incrementada me lembrou aquele primeiro Natal. Talvez pelo fato de que no fim das contas deu tudo certo e estavam todos juntos. Kamekona cantando "Noite Feliz" enquanto o trenó do Papai Noel viaja pelos céus foi um toque perfeito. Sem dúvida uma bela cena.


Então só pra retomar o que disse lá no início, não é que não tenha gostado do episódio. Gostei, mas esperava algo bastante intrigante. Que remetesse a trama central e que prometessem um início de ano eletrizante. Como naquele primeiro Natal, como um midseason finale deve ser. Mas não foi o que tivemos e senti falta.

Hawaii Five-0 agora só volta dia 02 de Janeiro, o que com as festas de fim de ano nem vai parecer tanto tempo assim. Então já aproveito pra desejar a todos um Fel... Não, Mele Kalikimaka e Hau'oli Makahiki Hou!


Nota: 9

Este texto foi originalmente postado no "Canal de Séries" e reproduzido com autorização tanto da autora quanto dos responsáveis pelo CS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *