[REVIEW] Hawaii Five-0 - 5x18 "Pono Kaulike" (Justice for All)


O passado sempre manda conta.
Desnecessário dizer, mas Hawaii Five-0 arrasou mais uma vez. Que episódio foi esse? Acho que nem que eu tivesse pulado de bungee jump logo depois de ter andado na maior montanha-russa do mundo teria tanta adrenalina em circulação. Certamente não deveria ter assistido logo antes de dormir, pois quem disse que dá pra dormir depois de ver Danno e Chin se ferrarem de forma quase irreversível? É meus amigos, a série mostrou que não está pra brincadeira.

Pono Kaulike (Justiça para Todos) trouxe uma situação incomoda em dose dupla. Já não gostamos de ver um Five-0 se dando mal, dois é um verdadeiro martírio. Mas também foi isso que fez o episódio tão intrigante e emocionante. Ainda mais se tudo começa com situações alegres, até o verdadeiro caos surgir. Steve tinha uma manhã de pai e filho com seu novo pupilo Nahele quando Joe ligou para informar sobre o perigo que Danno corria. Danno por sua vez estava com Max no Dia da profissão da escola de Grace quando foi preso. E Chin foi preso quando saia de casa pra ajudar. O caos estava feito.


Sempre soubemos que aceitar o dinheiro de Gabriel e matar Marco Reyes poderia trazer sérias consequências, e mesmo assim não estávamos preparados para tanto. Enquanto Danno respondia o inquérito de Sam Alexander (Raphael Sbarge, o Grilo Falante de Once Upon a Time) sem aceitar um advogado e Chin lidava com o Detetive Coughlin que procurava um motivo para prendê-lo desde o 4x13 (Hana Lokomaika'i) e finalmente encontrou, Steve, Joe, Kono e Grover trabalhavam para tirá-los dessa.

O mais intrigante do episódio é que tudo foi se mostrando cada vez mais complexo. Mesmo com a informação de que Reyes era colaborador da CIA não conseguia entender como a morte dele importava tanto para o Governo americano. Da mesma forma que fiquei me perguntando como o informante de Joe se importaria com a prisão de Danno e porque Coughlin queria tanto acabar com Chin. As respostas foram vindo cada uma a seu tempo, e cada uma mais chocante que outra.

Já que Danno e Chin respondiam acusações em separado, precisariam lidar com um de cada vez. A situação de Danno foi tão complicada que nem me atrevo em descrevê-la detalhadamente. Mas basicamente consistiu em primeiro evitar que ele fosse preso na Colômbia, ainda mais depois que Ellie veio com a informação de que depois que o juiz assinasse a ordem ele estaria perdido. Como não conseguiram a missão virou tirá-lo de lá, mas não no estilo Prison Break. E sim recuperando a cocaína perdida de Reyes.


Foi muito bom ver Frank Bama auxiliando em mais uma missão de resgate. E Glover que ainda não conhecia a peça foi recebido com comentários sobre seu tamanho. Mas eu ri dele fazendo sinal da cruz antes de entrar no helicóptero. A sequencia foi eletrizante, com direito a bombardeio. E quando essa parte acabou e Steve e Joe voltaram para confrontar Sam achei maravilhoso mostrarem que destruíram a droga, e também que descobriram que ele recebia propina de Reyes. Estava aí o motivo para tanto querer que Danno fosse preso e teve que soltá-lo.

Nem gosto de lembrar o quanto Danno apanhou daqueles guardas. E quando ele usou a ligação, que foi concedida para pedir dinheiro, para ligar pra Grace... Foi uma ligação tão emocionante e bateram tanto nele que por um breve momento achei que seria o fim dele. Mas ainda bem que deu tudo certo ele voltou pra casa, quase chorei no reencontro. E já que estamos falando de Danno e Grace, será que aquela pergunta sobre quantos anos precisa ter para entrar na academia significa que ela quer ser policial como o pai? E que a resposta dele significa que não gosta da ideia?

Bem, Chin de certa forma precisou esperar que as coisas acontecessem. Não havia muito que pudessem fazer por ele. Juro que fiquei com muita raiva do Gabriel e do Coughlin, não sei de qual tive mais. Na verdade, por um momento naquela cena do esconderijo cheguei a pensar que os dois tivessem um caso. Mas então Gabriel ataca e mata o detetive e a ficha caiu. Ele só fez tudo isso pra fugir, coisa que ficou ainda mais clara quando ligou para Chin dizendo "de nada". Pois com ele foragido e Coughlin morto não há acusação.


Mesmo assim, não acredito que Gabriel deixará Chin em paz. E acho certo apostar que ele será o novo grande rival da Five-0. Sei que o normal seria imaginar que o novo Lorde Fat seria alguém ligado a Steve, mas acho bom assim. Reforça aquela ideia de ohana da Five-0, que o problema de um é problema de todos. E que sempre lutarão e resolverão juntos.

Falando em ohana, tivemos momentos muito bonitos. Além dos já citados (Steve jogando com Nahele e o reencontro de Danno e Grace), tivemos Steve consolando Grace e Kono. Ele foi adorável com ambas, a menina preocupada com o pai e a amiga preocupada com o primo a quem estima como irmão e pai. Alias, estão bonitos esses momentos de preocupação de Kono. E não podemos esquecer da conversa final entre Steve e Danno, onde Danno não só disse que não quis entregar Steve como que recusou um advogado pois parte dele sentia que deveria pagar pelo que fez. Esse Danno...

E se tudo isso já não bastasse, o final caiu como uma bomba. Mencionei que fiquei o tempo todo me perguntando porque esse informante de Joe alertou sobre a prisão de Danno, e pelo visto Steve ficou se perguntando o mesmo. De repente Tio Joe revelou saber estar sendo vigiado durante a quarentena e que dessa vez não haveriam mais segredos. (Quantas vezes ele já disse isso mesmo?) E que sua informante na CIA era ninguém menos do que Doris. Isso explicou porque Steve fora poupado das acusações, mas saber que mentiu por tanto tempo sobre não saber nada sobre o paradeiro dela só reforçou minha nova teoria de que Joe pode ser pai biológico de Steve.

Comentário extra: Danno era o único membro da Five-0 que ainda não tinha sido preso ou autuado.

Sexta-feria tem episódio novo, o último antes de um hiatus de três semanas. E dessa vez quem terá problemas será Jerry.


Nota: 10


Este texto foi originalmente postado no "Canal de Séries" e reproduzido com autorização tanto da autora quanto dos responsáveis pelo CS

Um comentário:

  1. Comecei a assistir H50 fazem algumas semanas e esse foi um belo episódio para "finalizar" a maratona que fiz da série, emoção o tempo todo.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *