[REVIEW] HAWAII FIVE-0 6X21 - “KA PONO KU'OKO'A” (THE COST OF FREEDOM)


Aloha havaianos. Depois do último episódio ter sido um dos mais fracos de todas as temporadas, temos um que valeu cada segundo. Prisioneiros estão ao lado de fora de um ônibus que acabou de ser incendiado, um pistoleiro aparece e atira em um deles que pedia ajuda. Steve atende a um pedido urgente de Nahele, chegando lá, a emergência era um pneu furado, Kamekona tenta explicar a urgência e Steve não acredita naquilo, o celular toca e Steve vai embora.

Um derramamento químico acontece na rodovia da prisão de Halawa e os prisioneiros são transportados em ônibus municipais, um desses ônibus é atingido durante o percurso e uma vítima chama a atenção: James Hamasaki, que sobreviveu a explosão, porém foi executado pelo suspeito no começo do episódio. Duke aparece e diz que seis presos estão foragidos e um deles tem a arma de um guarda, um dos presos é Adam Noshimuri.


Steve comanda a operação para localizar os presos e repassa a identidade deles: Gerard Burns, 61 anos, condenado à prisão perpétua por matar a esposa e, de quebra, advogado de um dos piores criminosos da ilha. (Não é revelado quem é esse criminoso). Próximo: Bobby Stockman, estuprador condenado a 162 anos de prisão; Efrin Aquino, cumprindo 3 perpétuas por um triplo homicídio em 2002; Henry Garavito, que passou os últimos 15 anos na solitária depois de massacrar duas famílias e canibalizar todas as vítimas; Jason Duclair (Randy Couture), incendiário serial, cumprindo 6 perpétuas e Adam Noshimuri, marido de Kono.

Chin está no laboratório com Max e o corpo de Hamasaki, que foi atingido meses atrás por um golpe de faca e por isso estava na custódia protetiva, além disso, Chin diz a Steve que o pai de Nahele estava no ônibus e não sobreviveu, Steve diz que vai contar a ele mais tarde.


Os presos continuam fugindo, Garavito está ferido e Adam estoura seu terço para ele amarrar a bandagem na perna, os presos estão acorrentados em duplas, Burns diz que conhece a floresta e que próximo dali existem algumas cabanas que podem ter algo para se livrarem das correntes, Aquino está preso com Garavito e os outros vão na frente até que Garavito termine de amarrar a bandagem.

Jerry e Chin trabalham no caso de Hamasaki e tem acesso ao caso do esfaqueamento, que não leva a lugar nenhum, Jerry descobre que Hamasaki recebeu algumas visitas de Reid Garner, seu advogado, porém não existe nenhum Reid Garner licenciado como advogado, ele na verdade é Ed Scanlon, agente especial do FBI, Ed explica o caso em que Hamasaki cooperava, mas os pontos ainda não se ligam. No palácio, Jerry descobre que Solomon Tuasopo, o guarda que deixou Gabriel Waincroft entrar em Halawa para visitar Adam, também assinou os papéis para colocá-lo na custódia protetiva de hoje cedo, no mesmo ônibus que estavam presos de segurança máxima e, de acordo com o chefe de segurança de Halawa, isso não poderia ter acontecido. Jerry tem uma teoria: o alvo não era Hamasaki, era Adam.


Chin fala com a Five-0 e explica a teoria, diz também que vai interrogar Tuasopo, Lou encontra sangue na floresta e Danny encontra as bolinhas do terço de Adam, reconhecidas por Kono, Steve encontra pegadas e percebe que alguns presos se separaram.

Chin interroga Tuasopo que não coopera, porém Jerry descobre transações bancárias que levam até Michelle Shioma, filha de Goro Shioma (chefe da Yakuza que foi assassinado por Waincroft).
Os quatro presos continuam a fuga e percebem que Aquino e Garavito demoram a chegar, Duclair tem a ideia de fazer uma fogueira para derreter as correntes, ninguém concorda, porém Duclair tem um plano e eles começam a segui-lo. O plano dá certo e os presos conseguem se soltar, Garavito aparece sozinho e diz que Aquino bateu a cabeça em uma pedra, e Garavito “fez o que tinha que fazer” para se soltar.

Lou e Kono encontram sangue em uma pedra e marcas pelo caminho, eles encontram o corpo de Aquino sem a mão, Kono encontra a mão um pouco mais a frente, Garavito “mastigou” a mão de Aquino até se soltar. Duclair quer continuar a fuga sozinho e Garavito diz que eles têm mais chances se continuarem juntos, Adam concorda, eles discutem e Stockman aponta a arma para Duclair, Adam convence o grupo a se acalmar e diz para irem até o riacho pegarem água, Stockman concorda, mas diz que só Burns vai, pois não conhece e não confia em Adam.


Steve encontra mais bolinhas do terço de Adam e confirma que ele está deixando uma trilha para eles o encontrarem. Burns pega água no riacho, Garavito chega e diz que vai ajudar a encher as garrafas, pouco depois bate com uma pedra na cabeça de Burns e o afoga, sorrindo maquiavelicamente em seguida. Adam explica o acordo que fez para Stockman e Duclair. Adam recupera a arma de Stockman e em seguida a devolve. Garavito aparece e diz que Burns sumiu, Adam vê sangue fresco nas calças de Garavito.

Chin encontra Michelle Shioma e a leva para interrogatório, Chin conta que ela não soube cobrir os rastros das transações bancárias, e explica a ela que Adam não aceitou trabalhar com Waincroft como ela imaginava e tudo que ela armou foi em vão, Michelle nega.

Steve encontra a fogueira e Danny pedaços das correntes, Kono e Lou chegam e Kono diz que Aquino foi encontrado morto, Steve diz a Kono sobre a trilha que Adam está deixando. Chin e Jerry ligam para Steve e Jerry conta que Michelle falou com 4 pessoas antes e depois do incidente perto de Halawa, e que os sinais ativos dos celulares estão próximos a eles.


Adam continua deixando rastros, pega um pedaço de madeira e bate em Garavito, Stockman pergunta o que ele está fazendo e Adam explica sobre o sangue fresco na calça de Garavito e que provavelmente ele matou os dois presos que sumiram, Duclair foge e Adam acerta Stockman, continuando a fuga sozinho. Dois policiais encontram Adam, que percebe que eles não são policiais de verdade. Um deles começa a pegar fogo e Duclair consegue render o outro, libertando Adam e continuando a fuga.

Steve conta a Lou e Kono que o corpo de Burns foi encontrado, Garavito abriu o peito e comeu seu coração. Garavito encontra os homens que estavam atrás de Adam, Steve e Danny encontram Garavito, que corre em direção a eles com uma faca, Steve e Danny atiram e o matam.

Dois homens seguem atrás de Adam e Duclair, Duclair é atingido e Adam consegue render um dos homens, quando o outro aponta a arma para Adam, Lou e Kono aparecem e Lou atira no suspeito, Adam e Kono se abraçam. Adam entrega a Kono a última bolinha do seu terço.


No palácio, Nahele chega para conversar com Steve, Steve conta sobre a morte do pai de Nahele, ele chora, diz que ele não era uma boa pessoa, mas agora não tinha mais ninguém, Steve o abraça e diz que ele tem sim.


Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *