[REVIEW] HAWAII FIVE-0 7X08 - "Hana Komo Pae (Rite of Passage)"

Aloha galera, vamos falar hoje sobre o oitavo capítulo da temporada e eu posso resumir o meu sentimento sobre tudo que aconteceu em uma única palavra: FANTÁSTICO!


Não foi o capítulo com a história mais complexa, nem com mais ação, mas teve todos os ingredientes que me fez amar essa série lá no episódio piloto, teve humor, muito humor, teve uma trama coerente, envolveu praticamente todos os personagens e teve o que a gente mais ama que são as demonstrações de carinho entre os colegas de trabalho que se tornaram mais do que isso, que são claramente uma família.

Na minha humilde opinião de telespectadora foi o melhor episódio até agora nessa temporada e é com certeza um daqueles que vai entrar na minha lista de favoritos de todos os 153 exibidos.

A gente já começa sendo introduzido ao conflito da semana, um baile (algo sobre inverno? Eu não sei muito bem que tipo de baile era aquele) estava acontecendo e vemos imediatamente que há uma situação de reféns. Várias pessoas estão deitadas no chão e entre elas vemos Grace. Que está linda nesse episódio. É simplesmente adorável ver como ela cresceu desde a primeira temporada, de menininha fofinha para uma quase mulher e muito bonita.


Cortando da cena do baile sequestrado nós vamos para uma cena na casa dos Groovers. Will está se barbeando e Lou aparece e fica melancólico quando percebe que seu menino está crescido. Ele dá péssimas dicas de como dançar e conquistar uma mulher para o filho e também inicia uma conversa constrangedora sobre sexo seguro. A dancinha ridícula de Lou é o ponto forte da sequência, ele não pode estar falando sério que ele conquistou sua esposa daquele jeito.


Então descobrimos que não é só Grace, Will e Danny que estarão descontraindo neste dia, haverá uma noite do Poker na casa de Steve. Não posso deixar de lembrar que na última noite de jogatina Cath recebeu a ligação do Afeganistão que desencadeou a separação dela e Steve depois da missão de resgate que acabou com Steve sequestrado e quase morto pelo Talibã. Parece que as benditas noites de jogos de cartas não acabam muito bem para o pessoal. Acho que eles precisam encontrar outro hobby rs.


Danny como um amigo muito legal, traz sanduíches conforme prometido mesmo que ele não vá ficar para o jogo. Ali ele menciona que Rachel não vai poder ir com Grace ao baile e então ele está indo de última hora como pai incrível que ele é. E também como espião para tentar descobrir quem é o namorado de Grace. Um dos grandes arcos desse episódio.


Então vemos Sara na casa dos tios no méxico. Ela está apresentando a casa para Chin através do Skype e tio Chin como bom investigador que é, tira um print de uma foto de um porta-retrato que Sara mostra para ele e diz que são amigos de seus tios. Ela parece estar bem e gostando do novo lar, mas a gente sabe que essa alegria vai durar pouco não é mesmo?


Desde que entrou da adolescência que Grace se transformou numa verdadeira aborrecente! Sério, a atriz está fazendo o papel de forma muito boa porque tem hora que ela me irrita de verdade. O comportamento é muito realista, o tempo todo no celular, ignorando completamente o pai que só quer o melhor para ela desde sempre. Ás vezes me corta o coração ver Danny lutando para se comunicar com ela sem nenhum sucesso e ela se comporta exatamente assim no carro à caminho do baile. O único momento que ela conversa com o pai é quando ele promete que não vai investigar ela durante o baile. Ah tá, com certeza né?

Ao chegar no baile Grace mal espera o carro parar para correr para os amigos deixando o pai sozinho, dizendo que ele é pai dela e não um cara com ebola, hahahaha!

Mas nem tudo está péssimo no reino Williams, a recepcionista resolve que Danny é muito interessante e dá em cima dele descaradamente durante o cadastro. Boa Danny! Mas aí a gente quer matar ele quando ele cola o bendito nome no terno. Só ele colou aquele adesivo horrível na roupa. 


Logo em seguida conhecemos o filho do diplomata filipino que vai desencadear toda a situação de refém no baile. O garoto é amigo de Will e o convida para fumar maconha escondido. Will bom garoto filho de policial que é recusa. Então o garoto some e quem diria que o cigarrinho maldito ia salvar sua vida?


Então temos a grande revelação da noite. E eu que já estava me apaixonando pelo filho do Lou caio completamente no amor com ele quando o garoto encara a fera Williams e assume corajosamente que ele é o namorado misterioso de Grace. A reação de Danny também me surpreende, eu imaginava o maior discurso estilo cargument com as mãos voando e tudo, mas ele mantém a calma e ele não ameaça o garoto de morte, ele simplesmente liga para Lou, Que está jogando poker com McGarrett.


A cara de todo mundo enquanto Lou conversa pelo telefone com Danny sobre Will e Grace estarem namorando e terem perfeitamente enganado os dois pais investigadores da força tarefa de elite do governador é MA-RA-VI-LHO-SA! A gargalhada que Steve solta quando Lou diz que ele tem certeza que Danny vai reagir a isso como um adulto foi hilário. Há muito tempo eu não ria tanto em um episódio de H50.


Então o Danny super maduro Williams arrasta o menino para o banheiro para a tradicional conversa de pai da namorada. Ele quer saber tudo aquilo que é tradicional, sobre o que ele gosta em Grace, quais são as intenções dele com ela e é exatamente nesse momento que os sequestradores chegam e tiros são ouvidos e ainda bem que os dois estão escondidos no banheiro porque assim eles têm uma vantagem tática para tentar resolver a situação inesperada. Os sequestradores estão procurando o filho do diplomata que está escondido fumando, lembram?


Então Danny e Will começam a pensar em como alertar o mundo exterior de que eles estão sob sequestro já que os bandidos cortaram o sinal de telefone dentro do salão. Eles descobrem que é uma boa ideia mudar a mensagem do outdoor eletrônico do lado de fora da festa. Então Will salva a noite pela primeira vez, já que ele entende de tecnologia e Danny que a gente ouviu várias vezes é um zero à esquerda com qualquer coisa que tenha teclados. E para amarmos mais ainda Will, no meio do caminho do túnel que eles tem que atravessar para chegar à sala de controle do painel eletrônico, Danny tem uma crise de claustrofobia e pede para Will manter conversando com ele por todo o caminho e o menino fala coisas realmente fofas sobre porque ele gosta de Grace. Todo pai gostaria de ouvir aquele tipo de coisa do namorado da filha.


A mensagem não dá muito certo porque uma pessoa que passa a pé na frente do salão e vê  a mensagem tenta falar com o segurança que está do lado de fora não sabe que o cara está envolvido no sequestro e não vai chamar ajuda coisa nenhuma.

Danny descobre que a manobra não deu certo quando os reforços dos terroristas chegam. Então ele ordena que Will fique escondido lá enquanto ele tenta se comunicar com o mundo exterior de alguma forma. Na hora que ele fala isso a gente sabe que Will não vai obedecer não é mesmo?

Então Lou decide acudir o filho e sai do jogo para ir até a festa descobrir se Danny está grelhando o menino, achei fofo de Lou se preocupar com o menino dessa forma. E graças à sua preocupação o sequestro é descoberto finalmente.

Mas antes de Lou descobrir sobre o problema dentro do salão, Danny vai todo Super SEAL e consegue tirar três bandidos da jogada. É legal ver Danny ser incrível, porque a gente não tem tantas oportunidades de ver que ele é sim um grande policial e que não é somente Steve que pode resolver as coisas sozinho.


Mas sozinho e sem backup ele quase é pego de surpresa e morto por um dos bandidos que consegue se esgueirar por trás dele, mas quem o salva no último minuto? Will! Gente, eu tô amando esse garoto!


E Danny sendo Danny dá uma bela bronca em Will porque o garoto apesar de ter salvo sua vida, se colocou em grande perigo para isso e eu concordo que ele não apóie o comportamento irresponsável de Will, ele poderia ter sido morto se algo tivesse dado errado ali, mas então eles amarram os bandidos que Danny derrubou e descobrem através do rádio dos caras nocauteados que os terroristas estão procurando um garoto, Will lembra do seu amigo filho de diplomata e ambos saem à procura do menino, porque a coisa pode ficar bem pior se os terroristas o encontrarem antes.

Nesse momento do lado de fora Lou chega. Ele está tentando falar com Will há um tempão sem sinal nenhum de celular. Eu sei que as pessoas não são naturalmente teóricos da conspiração, mas eu acho que é de se estranhar não obter nenhum sinal de celular nem na casa de Steve e nem na porta do salão, Lou é um investigador talentoso depois de tudo, mas enfim. Ele tenta entrar conversando com o segurança que diz que a entrada está bloqueada. Um absurdo, Quem bloqueia a entrada de um pai num baile cheio de adolescentes? Isso não existe. Então Lou tenta ser razoável e novamente liga para Will, mais uma vez sem sucesso. Mas então ele ouve um tiro de dentro do salão e as coisas vão para o inferno rapidamente. O segurança tenta atirar em Lou que luta de volta e consegue se esconder sem levar um tiro. Então ele liga para Steve e diz que eles precisam vir até a festa imediatamente. Agora Five-0 está na jogada e os sequestradores não tem a menor chance de conseguirem o que querem.


Enquanto isso Danny e Will já encontraram o filho do diplomata e Danny ordena mais uma vez que eles fiquem escondidos enquanto ele tenta resolver a situação. Afinal os sequestradores não podem em hipótese alguma encontrar o garoto. E provavelmente matar sem dó quem estiver por perto.

Five-0 chega com backup completo, SWAT, HPD e toda sua inteligência para tentar entender o que levou ao sequestro dos adolescentes durante o baile. Lou consegue interrogar o segurança que ele baleou e mostra que apesar de ser um cara muito bem humorado, muitas vezes usado na série como alívio cômico ele também pode ser sádico. Não podemos esquecer o episódio que ele foi atrás do amigo que matou a mulher, amarrou ele e sua namorada e destruiu a casa do cara até descobrir algo que o incriminasse e enviasse para a cadeia, Lou é um cara legal, divertido, emocional, mas também sabe ser um tira durão. Amo esse cara. É difícil a gente se apaixonar por personagens que entram depois, ainda mais num grupo tão unido quanto os quatro originais Five-0, mas Groover caiu como uma luva, mais até que Jerry.


Eles descobrem então que os terroristas estão à procura do filho de um Diplomata Filipino. Eles querem sequestrar o garoto para usá-lo como moeda de troca por um de seus líderes que está preso naquele país e está no corredor da morte previsto para ser morto em 48 horas. Então eles saem em busca do pai do garoto, o referido diplomata para tentar negociar com os sequestadores. Os métodos Groover de interrogatório funcionaram muito bem.


Em todo sequestro tem uma mulher histérica, que não consegue parar de chorar um minuto, um refém diabético ou com outro problema grave de saúde e nesse sequestro não podia faltar um desses né? Então uma das amigas de Grace surta e começa a entrar em pânico e aí a gente vê uma das cenas mais bonitinhas do capítulo, Grace dizendo que vai ficar tudo bem porque o pai dela é policial e vai resolver a situação. É bonito ver que apesar do seu comportamento típico adolescente rebelde sem causa ela ama e confia incondicionalmente no seu Danno. Mas é graças a essa amiga que resolve que quer ir ao banheiro no meio de uma situação de reféns que os sequestradores encontram o bendito adesivo com o nome de Danny e descobrem que provavelmente é ele que está escondendo o menino filipino, então eles pegam Grace e é claro que a gente sabe que Danny jamais arriscaria a vida da amada filha e se entrega.


Mas com o que os sequestradores não contavam é que Danny é um grande detetive. Então ele deixa Will no esconderijo, os terroristas não imaginam que há mais alguém escondido no prédio e como eles precisaram desligar o bloqueio de celular para falar com Steve, Will está comunicável e escondido agora, vantagem que Danny usa na primeira oportunidade que ele tem de falar com Steve. Adorei a forma como os autores usaram o nome de Will, dentro da frase que Danny fala para dar a pista de que eles podem falar com o garoto.


Ficamos sabendo também através do diplomata que foi encontrado que o presidente Filipino ao descobrir sobre o sequestro do filho do seu diplomata e não disposto a negociar com os terroristas, acelerou o processo da pena de morte do cara que eles estão tentando trocar pelo menino, ou seja, eles não tem nada para negociar com os sequestradores e vão precisar pensar rápido em algo para resolver a situação ou os caras vão matar todo mundo.

A cena de Lou ligando para o filho é linda. Lou é muito sentimental apesar de parecer um policial durão. Não é a primeira vez que o vemos chorar numa situação desesperadora, ele chorou como uma criança quando sua filha foi sequestrada (Danno que o acalmou, lembram?), ele chorou também quando Steve estava entre a vida e a morte no final da sexta temporada e ele chorou agora falando com o filho que caiu por acaso nessa situação louca. Então ele pede para o garoto ser corajoso novamente, sair do seu esconderijo e enviar imagens do local onde os outros adolescentes estão, para que eles possam planejar uma entrada estratégica já que eles não tem nenhuma moeda de troca para negociação com os sequestradores. Will obedece e consegue mostrar como as coisas estão dentro do salão. Também vemos Grace dar o braço a torcer e dizer que está feliz que seu Danno está lá, ela sabe que a situação seria muito mais favorável a terminar mal se ele não estivesse. É essa Grace que amamos!


Então Five-0 faz o que sabe fazer de melhor, entrar e atacar. Eles bolam uma estratégia de última hora e armados até os dentes invadem o salão, sabendo exatamente onde os bandidos estão posicionados, graças às imagens de Will, matam todos os canalhas e garantem a segurança de todo mundo.


As cenas que se seguem depois do resgate são as melhores do episódio. Vemos Steve correr gritando por Grace, há quanto tempo nós não vemos interação entre os dois? Eu estava com saudades dos dois juntos, Grace amoleceu um pouco o oficial da Marinha durão e o ensinou a lidar melhor com crianças. Ainda sinto falta de interação dele e Charlie, espero que esteja nos planos dos autores. O abraço dos dois foi fofo. E eu amei ouvir de novo: TIO STEVE!


O reencontro de Lou e Will também é emocionante e sim Lou, pode sentir orgulho do seu filho, ele foi fundamental para que tudo isso acabasse da forma como acabou, ele foi o backup perfeito para Danny. Sangue policial falou mais alto nele nessa noite. E as cenas foram muito credíveis, sem exageros.


Então vamos para a melhor cena da noite! Steve olha para Danny depois de abraçar Grace e diz:

"O quê? Nenhum abraço? Hã?"
E Danny responde:
"Eu estou tão feliz em te ver que eu te daria um abraço, eu te daria um beijo, você escolhe."
"Acho que vou ficar com o abraço."

É desse tipo de relação entre Steve e Danny que eu gosto. Há uma coisa ranzinza no que eles dizem um para o outro mas não há ofensa. Nem palavras que machucam. Eles só são péssimos em adimtir os sentimentos e pelo amor de Deus eu não estou dizendo aqui que eles se amam como um casal, porque eu não vejo isso de forma alguma, eu vejo uma relação íntima de irmãos que já passaram por tanta coisa juntos que às vezes brigam como gato e rato mas se amam além das palavras. Não há amor de casal aí, é apenas bromance.


Em seguida temos outra cena fofa (episódio cute esse). Depois de todo o desastre do baile, Will e Grace não tiveram a oportunidade de dançarem juntos na festa, então eles dançam, numa lanchonete, ao som de um Jukebox (máquinas comuns nos restaurantes dos EUA onde você pode escolher a música que vai tocar no ambiente enquanto você está lá comendo). É bonitinho ver Will dizer que esperou por aquele momento a noite toda.


É engraçado e lógico também, ver que do lado de fora estão Lou e Danny, no carro observando os filhos dançarem. No final das contas, Danny reconhece que Will é um bom garoto e que nessa noite o salvou da morte mais de uma vez, o que faz dele um garoto muito corajoso, qual pai não gostaria de ter um genro que pode se defender e defender sua filha? Sim Danny, Grace fez muito bem, Will é um especial. 

A mesma coisa com Lou, Grace é linda, doce e uma menina adorável quando não está sendo rebelde rs, Will fez uma escolha incrível. Menino de sorte.

Há uma cena legal entre eles quando Danny descobre depois que Lou solta sem querer que McGarrett assumiu a autoria dos sanduíches que fizeram um sucesso enorme no jogo. Danny claramente fica puto, mas Groover amansa a fera mostrando que guardou alguns para o detetive. Ambos se cumprimentam e Danny solta um Eu te amo cara. 

Porquê eu gostei tanto desse episódio? O crime foi de resolução simples, como deve ser nesse tipo de episódio, assim ele pode ser resolvido de maneira satisfatória sem deixar lacunas. Houve muita ligação de amizade e família entre todos os membros da equipe. Teve Steve e Danno no seu melhor, aquele amor de irmãos que a gente ama ver. Teve Danny mostrando que ele é sim um ótimo policial, sabe se virar sozinho e luta muito bem também com as armas que tem e com o que ele sabe de melhor, é refrescante ver ele resolver as coisas sem recorrer à Steve para força e luta, eu amei as cenas dele lutando. Teve Grace admitindo que ela ama seu Danno apesar da garotinha chata que ela tem sido ultimamente e teve Will roubando a cena, confesso que eu não era fã dele desde o episódio da sexta temporada onde Groover estava fugindo do FBI e ele estava somente sendo um adolescente irritante dizendo que não queria fugir porque ele estava indo bem no futebol, mas nesses últimos capítulos onde ele foi muito focado a minha opinião mudou. Houve bastante drama, lágrimas e também muita diversão, eu ri muito em vários momentos e é isso que eu espero de uma série, que ela seja uma distração e prenda minha atenção durante o tempo que eu estou assistindo e esse episódio fez com que eu não tirasse os olhos da tela do começo ao fim.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *