[REVIEW] HAWAII FIVE-0 7X16 - Poniu I Ke Aloha (Crazy In Love)


Aloha pessoal!

Vamos falar hoje sobre o décimo sexto episódio da temporada, esse foi ao ar em fevereiro próximo ao dia dos namorados americano (Valentine´s Day). 

Era para ser um episódio romântico e engraçado. Confesso que a premissa era boa, uma viagem com Danny e Steve e suas duas "namoradas", mas o que a gente teve foi um episódio estranho.

E sim, a foto acima resume o episódio, a gente não teve quase nada de namoradas, foi 90% do tempo Steve e Danny queerbaiting.

Sim, eu vou explicar brevemente o que é queerbaiting e aí quem acha que Steve e Danny um dia vão ser um casal gay na série pode definitivamente entender que isso nunca vai acontecer e porquê Lenkov insiste nesse tipo de coisa que ilude os fãs desavisados:
Queerbaiting, que não tem uma tradução exata para o português é uma jogada midiática muito usada em séries (principalmente as americanas) para lucrar com a tensão sexual/romântica que existe entre dois personagens do mesmo gênero. É criado um enredo romântico entre esses dois personagens sem a real intenção de fazer o romance engatar em algum momento. 
Alguém aí viu alguma semelhança com a história da nossa dupla de policiais preferida? Sim! É tudo eles e esse episódio explorou isso descaradamente, por isso que me irritou.

Eu não sou nem um pouco homofóbica, se Steve e Danny fossem realmente gays ou bissexuais isso não ia influenciar em nada no meu amor pela série, mas eles não são então os autores poderiam parar de usar esse recurso batido e dar relacionamentos reais para eles. Esse chove e não molha estraga o enredo da série.

Mas vamos ao episódio né? Ele teve bons momentos e momentos engraçados e no final das contas valeu à pena meu tempo em alguns aspectos. Vamos nos concentrar nisso rs.


Bom, o episódio começa numa balada. Vemos um cara estranho com uma cantada realmente ruim conquistar uma bela mulher. Eles bebem, dançam, conversam e saem para se pegar do lado de fora da festa. 


No dia seguinte os coletores de lixo encontram o corpo do cara jogado numa caçamba, ele foi assassinado com um tiro no peito.


Em seguida vemos Steve e Lynn chegarem à suíte presidencial do hotel onde vão ficar para o dia dos namorados. Ele parece tão empolgado como alguém que está indo ao dentista.

Se a intenção era trazer um clima romântico ao episódio eles falharam completamente, os dois se abraçam como dois amigos próximos, não há um beijo, a intimidade é muito pequena e Steve a chama de lady friend, embora eu tenha visto que isso é sinônimo de girlfriend que é namorada, me pareceu mais como amiga. 

Isso não significa muito vindo de Steve, já que ele ficou por anos com Cath e nunca foi capaz de chamá-la de namorada...


Ela então sugere que ele abra uma cerveja e aprecie a vista enquanto ela desfaz as malas. O cara faz exatamente o que ela diz e quando ele sai quem ele encontra na varanda lado?


E demora dois segundos e meio para eles começarem a discutir. Na hora que eu vi eu pensei: 

Pobre Steve! Acabou de ver seu tempo de folga ir pelo ralo...

Em seguida eles descobrem que foi ideia de Melissa e Lynn ter um fim de semana juntos, os quarto. E com quartos adjacentes (interligados), alguém pode pensar em algo menos romântico do que isso? Eu ri nessa hora, elas não sabiam no que elas estavam se metendo 😂.


Então os dois fingem que estão felizes, as duas namoradas saem para se preparar para a praia e os dois fecham a porta atrás de si para quê? Para ter uma briga básica. Chamamos as brigas no carro de carguments, chamamos a briga no quarto de hospital de bedargumet e essa chamamos de quê? Hotelargument? Não sei, só sei que eles se cutucam um pouco como sempre e decidem criar uma frase de emergência para quando um estiver irritando o outro. A frase escolhida é salada de frango. Pelo amor de Deus... Eu ri de novo, como você vai encaixar salada de frango numa frase normal? Mas nada entre esses dois é normal afinal de contas. Fiquei o episódio todo esperando o uso prático disso.


A briga é interrompida por uma ligação de Chin avisando que eles pegaram um caso. No final ele diz que há uma aposta entre Lou e ele sobre qual deles dois vai desistir da viagem conjunta primeiro kkkk. Eu apostava nos dois juntos e vocês? 😛

Deixando a viagem de dia dos namorados dos protagonistas de lado começamos a investigação do caso. Descobrimos que o nome do conquistador da boate é Jeremy. Seu relógio e carteira foram levados, dando a impressão que a bonitona só queria roubá-lo e depois assassiná-lo. É o caminho lógico. Mas a perícia também encontrou um crachá de um curso chamado Método. Kono descreve o curso como aquele que ensina técnicas ridículas para homens conquistarem mulheres.


Chin diz para Lou ir até a boate procurar a suspeita e ele e Kono vão até o hotel onde o curso está acontecendo.

Lá eles encontram o professor e o curso é realmente ridículo como Kono descreve. O cara diz que ensina os homens a serem mais confiantes, mas na verdade ele ensina esses homens a tratarem as mulheres como objetos, ele até as chama de alvos. Então está explicado a cantada realmente horrível que Jeremy usou na boate na noite em que morreu.

O palestrante reconhece o cara e confirma que ele estava na boate na noite anterior, conheceu uma garota e saiu com ela. Num primeiro momento o dito palestrante parece ser uma pessoa extremamente confiante e ele se interessa rapidamente por Kono.


Então estamos de volta para o dia de folga de Danny, Steve, Melissa e Lynn. Eles estão jogando vôlei na praia e a gente sabe como esses dois caras são competitivos. Danny e Melissa estão ganhando de lavada quando um garoto pentelho acerta um disco de frisbee em Melissa. Ele ganha o ódio eterno de Danny ali. O moleque se recusa a pedir desculpas e Danny arremessa o disco no meio do oceano. Fácil saber que o menino atormentaria a vida de Danny o dia todo. Steve apenas olha com aquela cara de: agora a gente vai ouvir Danny reclamar disso pelo resto da eternidade.


Retomando o caso da semana, Grover descobre na boate que a mulher com que Jeremy saiu era uma prostituta, o barman que dá as informações diz que acha que o cara se deu bem apenas pelo relógio caro que ele usava e pela carteira cheia de grana. Prostituição é punida com prisão no Havaí, portanto Lou pesquisou as últimas prisões de garotas de programa e achou a mulher que saiu com a vítima. Vanessa Lancey é seu nome. Eles descobrem também que uma cafetina a tirou da prisão. Grover a conhece de casos anteriores.


Voltando à viagem dos meninos, eles estão saindo de um mergulho após o jogo e Danny está provocando Steve por causa da derrota. Então Danny vê o garoto do frisbee com seus óculos e é óbvio que ele vai atrás do moleque e começa a brigar com ele de novo. O menino jura que os óculos são dele e Danny jura que ele os roubou. Quando ele se aproxima para tomar o óculos o garoto grita que Danny o está tocando inapropriadamente. Hilário, porque o menino é pentelho e inteligente.

Steve então arranca Danny dali antes que as coisas fiquem piores e diz que após o tratamento de spa que Melissa e Lynn pagaram para eles, Steve vai comprar outro par de óculos para o parceiro. O preço dos óculos da discórdia? $20. Realmente uma fortuna.


Enquanto isso no caso, Grover está na casa da cafetina que depois de alguma persuasão diz que Vanessa era sua empregada mas que se demitiu depois de encontrar uma pessoa que paga mais. Começaram a desconfiar de algo? Alguma conexão? Aí eu já tinha uma suspeita quase confirmada.


Uma coisa eu digo, a casa da mulher é sensacional, ser cafetina deve dar dinheiro mesmo. 😱

Então Chin e Kono vão novamente até o professor de conquista e o prendem por aliciamento e fraude, já que o curso dele não funciona coisa nenhuma, ele paga prostitutas para saírem com os clientes e dar a falsa ideia de que as técnicas que ele ensina funcionam. Mas ele não perde a chance de dar em cima de Kono novamente. Coitado dele.


Agora Steve, Danny e as meninas estão num spa, a cena é divertidíssima. É engraçado ver dois caras durões que trabalham perseguindo bandidos de colete à prova de balas com a cara cheia de creme, mais hilário ainda ver Steve perguntar se tem jasmin na mistura e se a coisa é boa para rugas 😅. Agora pense em dois caras que não conseguem ficar quietos cinco minutos tendo que relaxar? Juntos? Me lembrou do capítulo onde Cath, Gabby, Steve e Danny foram ao cinema e os dois falaram o tempo todo. Foi a mesma coisa agora com o spa. Encontros duplos nunca funcionam para esses dois. 

Danny perde a paciência primeiro (novidade!) e sai do tratamento com máscara facial toda na cara ainda e vai atrás do garoto que ele acha que roubou seus óculos de sol. O menino continua negando e ainda tira um barato de Danny com a cara toda cheia de creme do spa.


Já na sala azul do HQ Five-0 as coisas não vão nada bem para o professor (Blake). Kono e Chin desmascaram o método do cara que insiste que funciona e que melhora a baixa-auto estima dos caras que o contratam. Ele confessa conhecer Vanessa e saber onde ela mora, então Chin anuncia que eles vão sair para procurá-la.


A próxima cena é de morrer de rir. A câmera sai da sala azul de Five-0 para a bunda de Steve 😏. Isso mesmo, não estou exagerando. Temos uma tomada gigantesca de Steve quase de ponta cabeça fazendo Ioga. Isso, mesmo. Ioga. Claro que não ia funcionar. Depois de tentar alguns movimentos e falhar espetacularmente ele desiste e vai atrás de Danny.


Blake que está no carro com Kono e Chin começa a tentar usar suas próprias técnicas de conquista com nossa querida única mulher do time Five-0. Imediatamente ela acaba com ele. Ela dá um toco sensacional no cara presunçoso, ela desmantela tintin por tintin da técnica que ele usa. Eu gosto tanto de Kono, ela é a mulher mais bem escrita da série. Ela é bonita e sabe disso, mas o que a faz tão incrível é que ela é forte, inteligente e realmente faz a diferença. As outras poderiam ser tão bem escritas como ela não? Eu amo a sua personagem e a atriz tem o tom certo para fazer as falas funcionarem tão bem.


Ao chegar no apartamento que Vanessa divide com uma amiga os oficiais descobrem que ela tinha um cliente obcecado. Um cara que ela conheceu no seminário de paquera. Uau, reviravolta. Gosto quando isso acontece.


Na próxima cena vemos o cara que tem Vanessa como refém. Descobrimos que foi ele quem matou Jeremy. Vanessa está tentando convencê-lo a libertá-la e avisar a polícia, mas o cara está completamente transtornado. Ele quebra todo o local onde eles estão e tenta convencer a moça de que terão uma vida normal longe dali. O cara é um verdadeiro louco, a gente vê o desequilíbrio mental nos olhos dele.


Já no Hotel Danny está vigiando o garoto que roubou seus óculos de sol. O preço é como se a gente tivesse comprado na 25 de Março aqui no Brasil. Steve chega e tenta fazer Danny entender que ele está exagerando sobre um par de óculos baratos, mas é claro que o detetive não vai deixar pra lá, quando é que ele faz isso? Então quando os garotos saem da mesa onde eles estavam ele corre e descobre o quarto onde ele está hospedado. Alguém mais achou isso completamente absurdo ou foi só eu? Steve diz que não vai segui-lo nessa loucura mas não consegue deixar o amigo se encrencar sozinho.


No HQ Five-0, descobre-se que Neil que está mantendo Vanessa presa é um cara com histórico de violência. Sua ex-noiva colocou uma ordem de restrição contra ele. Blake confirma que apresentou Vanessa ao cara.

Neil nesse momento descobre que Vanessa nunca o amou de verdade, que ela foi paga por Blake para fingir interesse nele. O cara que já estava louco fica ainda pior e aponta um revólver para a cabeça de Vanessa que se aproveita do momento de distração e usa um pedaço de vidro quebrado para ferir o maluco na perna. Ela foge dele mas o cara vai atrás e só recua quando ouve as sirenes dos carros de polícia. Ele foge, mas vai atrás de Blake.


Eu pensei que Blake estaria preso. Kono havia dito anteriormente que ele tinha cometido crime de aliciamento e fraude, então não entendo porque ele está solto. De qualquer forma ele mostra que não aprendeu nada com essa história toda, porque ele está de volta ao bendito curso, enganando outros homens. E é lá que Neil o encontra.


Ele é salvo pelo gongo, ou melhor por Kono. Que atira em Neil antes que ele atire em Blake. 

Enquanto isso Danny está quebrando umas duzentas leis diferentes ao invadir um quarto privado de hotel. Steve está junto, mas se recusa a ajudar a procurar os benditos óculos da discórdia. É engraçado ver Steve sendo a voz da razão e Danny sendo o louco que não escuta ninguém e quebra as leis baseado na total imunidade e meios que Five-0 tem. Normalmente é o contrário que acontece.

Então Danny acha os óculos e adivinhem? Não é o dele! Isso mesmo, todo esse inferno para descobrir que o garoto estava falando a verdade. Então para melhorar as coisas a família chega ao seu quarto e encontram Danny e Steve que definitivamente não estão vestidos como policiais e o líder da força tarefa do governador, que está de bermuda, chinelos e camiseta regata diz que eles estão ali somente para dizer que o seu parceiro vai pagar o jantar deles. 

A cara do moleque insolente quando vê os dois é a melhor parte.


Enquanto isso Blake ainda não desistiu de seduzir Kono. Ele faz um discurso patético sobre como ela salvou a vida dele, como ele quer um relacionamento sério e que ela pode ajudá-lo com isso. Ela ouve tudo tentando não rir da cara dele e diz que é casada, mas que mesmo se não fosse a resposta ainda seria não. É óbvio desde o primeiro momento que Blake é um charlatão que engana outros caras inseguros. Não existe método comprovado para se conquistar alguém, quando a pessoa é a sua pessoa certa nenhuma aula de conquista é necessária certo?


Danny retorna para o quarto do hotel para ver Melissa jogada num sofá mexendo no celular. Olha que fim de semana do dia dos namorados fantástico! Seu namorado passa o dia inteiro procurando um par de óculos de vinte dólares ao invés de ficar com você. E o que acontece? Melissa ri e diz que sabia no que estava se metendo. Ah pelo amor de Deus garota! Você é linda, poderia ter o cara que quisesse e fica insistindo em um que sequer valoriza passar algum tempo com você em detrimento de um par de óculos? Fala sério...

Oh mas temos um beijo! Pelo menos uma das duas relações parece um namoro de verdade, mesmo que Danny seja um idiota a maior parte do tempo.

Então Danny encontra seus queridos óculos de sol depois de sentar em cima deles. 😩


A cena final é muito bonita e poderia de fato ter sido romântica se os autores esquecessem de vez a tal história do queebaiting que eu expliquei lá no começo.

Eles estão na beira da praia, num lindo pôr do sol, bebendo champagne com duas lindas mulheres e nenhum dos dois consegue demonstrar nenhuma apreciação por elas. Ao contrário, vemos Steve dar mais atenção e inclusive tocar Danny. Para quem acompanha as redes sociais da série e do produtor, sabe que essa cena em si rendeu uma série de comentários do tipo: "Sério mesmo que esses dois não são gays?" 

Não, eles não são gays, é apenas uma jogada para manter os fãs de McDanno achando que os dois vão ficar juntos um dia ao mesmo que tempo que mantém os fãs de McLynn ou McRollins esperando que Steve um dia tenha a capacidade de ter um relacionamento real com alguma mulher.


Então quando parece que Danny finalmente vai dizer Eu te amo para Melissa, ele até olha nos olhos dela e ela fica toda derretida olhando para ele o que acontece? Danny começa a brigar com Steve! Ele não consegue olhar para a própria namorada de mais de três anos e dizer que a ama. Enfim, chega de dizer o quão sem qualquer tipo de auto-estima Melissa é.


Então Steve ironicamente diz que achou todo o dia muito divertido e que eles devem planejar outro dia em conjunto. O olhar entre Melissa e Lynn diz como elas acharam tudo divertido:


A cara de Steve lutando para não morrer de rir também é a melhor. Claro que ele também odiou o dia todo. Então Danny começa a gritar a frase de segurança mais estúpida do universo. SALADA DE FRANGO!


O que eu achei do episódio? Fraco.

O caso foi fraco, a gente descobriu o que estava acontecendo na metade da investigação e assistimos o resto só para confirmar o que a gente já sabia.

A história do fim de semana frustrado de Danny e Steve com suas namoradas era para ser engraçado mas teve muitos momentos de vergonha alheia. Houve alguns momentos para rir? Sim, alguns. Sei que a série foca no entretenimento, mas de vez em quando as coisas precisam fazer um mínimo de sentido para continuarem interessantes.

Eu amei o episódio de dia dos namorados do ano passado, todas as histórias foram boas. Steve de olho roxo por causa de um sapato voador, Grover vestido com um terno de 1950 e dormindo na casa do cachorro, Chin andando pelado pelo lobby de um hotel. Eu ri do começo ao fim e o caso fez sentido e foi muito bem mesclado com as cenas engraçadas. Esse ano a coisa não foi tão bem sucedida na minha humilde opinião.

Desculpe meu mal humor se você gostou. Sei que muita gente curtiu, eu vi os comentários nas redes sociais, mas para mim ficou uma história meio sem nexo.

Espero que tenhamos uma oitava temporada e que o próximo episódio do dia dos namorados seja incrível para compensar esse.

Nota: 7,5.

Nos vemos na próxima e nos diga o que achou nos comentários :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *