CBS ofereceu um "alto e significativo aumento de salário" para manter Daniel Dae Kim e Grace Park no elenco de Hawaii Five-0, disse a rede na quarta-feira após Kim ter dito via Facebook que não conseguiu chegar a um acordo com a CBS para retornar a série.
"Daniel e Grace tem sido membros importantes e valiosos para Hawaii Five-0 por 7 temporadas", disse CBS em um comunicado. "Nós não queremos perde-los e tentamos muito mante-los com ofertas e aumentos salariais importantes e significativos. Embora não conseguíssemos chegar a um acordo, nos separamos com um enorme respeito por seus talentos na tela, bem como seus papéis como embaixadores do show fora dela e esperamos trabalhar novamente com eles em um futuro próximo".
Kim levantou o véu no processo de negociação com uma publicação no Facebook afirmando que não conseguiu chegar a um acordo com a CBS e que "o caminho para a igualdade raramente é fácil". Entende-se que Kim e Park buscaram paridade com os atores principais da série, Alex O'Loughlin e Scott Caan. O fato de que Kim e Park são de descendência asiática enquanto O'Loughlin e Caan são caucasianos, adicionaram um componente racial inevitável à situação, em um momento de maior foco na diversidade em todos os níveis da indústria do entretenimento. Os executivos da CBS disseram estar preocupados com a sugestão de cobertura da mídia em relação a saída de Kim e Park, na qual a raça desempenhou um papel importante em uma negociação empresarial.
As fontes da indústria disseram que O'Loughlin e Caan recebem aproximadamente $200.000 dólares por episódio para a próxima temporada do show. Uma fonte próxima à situação disse que a última oferta de salário por episódio da CBS para Kim era cerca de
$ 5.000 dólares, além dos atores principais, a CBS ofereceu um novo acordo geral com a produtora de Kim a 3AD produções. No entanto, fontes próximas a Kim disseram que o diferencial era mais significativo.
A disputa sobre a diferença nos níveis de compensação pode depender do fato de que O"Loughlin e Caan tem uma pequena parcela nos lucros finais do show. Hawaii Five-0 comandou um acordo lucrativo de distribuição de 2 milhões de dólares por episódio com a TNT em 2011, embora o show parece estar com uma performance fraca via cabo, mas continua sendo uma propriedade bem sucedida para a CBS nos mercados internacionais - o que significa que as participações nos lucros de O'Loughlin e Caan provavelmente aumentam consideravelmente os salários.
Park, enquanto isso, teria procurado um acordo por menos da metade dos episódios da temporada completa, o que teria sido uma perspectiva desafiadora no mercado para o salário que ela buscava. Hawaii Five-0 entregou cerca de 25 episódios em sua temporada mais recente.
Fontes próximas à situação observaram que Kim e Park não negociaram como uma unidade em suas discussões com a CBS. A oferta final para Park foi menor que a de Kim, de acordo com uma fonte.
Do ponto de vista de Kim e Park, é claro que a falta de paridade de pagamento com O'Loughlin e Caan depois de sete temporadas como personagens centrais, foi um disjuntor. Kim também está acelerando sua atividade como produtor, sua produtora 3AD apresentou uma nova série de drama médico à ABC para próxima temporada, "The Good Doctor", estrelado por Freddie Highmore.
Já do ponto de vista da CBS, Kim e Park continuaram a apoiar o trabalho e havia uma necessidade de aderir por motivos de precedentes, a um diferencial tradicional entre as categorias de trabalho. As participações nos lucros que O'Loughlin e Caan comandaram, refletem a alavancagem que os dois atores trouxeram ao show quando foi montado no ciclo de desenvolvimento em 2009-2010.
Enquanto isso, O'Loughlin e Caan têm mais uma temporada para fazer seu contrato com o show.
Fonte: Variety.com
Tradução: Elisangela Vieira - Team Five-0
Nenhum comentário:
Postar um comentário