[REVIEW] Hawaii Five-0 - 5x05 "Ho'oilina" (Legacy)


Uma nova descoberta, uma nova amiga.

Toda vez que Steve visita o passado de seu pai é prometida uma grande carga emocional, ainda mais quando se trata de algo que se torna o caso da semana. Mesmo que a emoção não venha da forma que se esperava. Ainda assim, recebemos algo para refletir e algumas pontadas no peito.

É o quarto aniversário da morte de John, e vimos Steve fazer um discurso emocionado sobre Mary que está se mostrando uma boa mãe, Tia Deb que resolveu dar uma chance a quimio e ele mesmo ao túmulo de seu pai para marcar a data. Podia ter sido apenas mais uma visita ao túmulo se não tivesse visto Ellie (Mirrah Foulkes) deixando flores. Ele precisava de uma explicação, e nós ganhamos uma história. Mas não sem mais algumas indagações de brinde.

Ho'oilina (Legado) trouxe para Steve a oportunidade de fechar um caso que foi importante para seu pai, e ao mesmo tempo descobrir mais sobre ele. O pai de Ellie, Paul (Martin Copping), fora assassinado em seu próprio bar há 19 anos atrás, e John procurou pelo culpado até o fim de sua própria vida. Convencido de que seu pai teria encontrado uma pista concreta pouco antes de morrer mas que não teve tempo de averiguar, Steve resolve reabrir o caso e dar a Ellie o que ele teve: justiça pela morte do pai.


Confesso que no momento em que Steve recorreu a Champ Box em procura de algo - que era apenas uma caixa de fósforos do bar de Paul - cheguei a pensar que talvez Paul também fosse um espião e que trabalhara com Doris na missão que resultou na morte da mãe de Lorde Fat. Mas não chegou a ser algo tão drástico, embora ainda tenha sido bastante intricado.

A falta de ação foi compensada com as reviravoltas e investigação, e num caso enterrado há quase 20 anos é necessário abrir muitas portas. Desde o primeiro momento eu soube que o assassinato era intencional, logo, não poderia ser o sem-teto. Mesmo assim ele precisava ser encontrado para esclarecer algumas coisas. Dali então foi exumar o corpo para refazer o teste de balística. Mesmo com uma trilha sonora que não combinou, a montagem da cena que mostrou o teste sendo feito foi muito legal.


Devo dizer que apesar do ponto de partida ser a história entre Ellie e John o que mais me tocou foram os assuntos que ficaram nas margens. Isso porque a história de Jordan (J.R. Lemon) acabou se sobrepondo, pois diga-se de passagem foi mais interessante. O jovem que queria agarrar a oportunidade de ter uma vida melhor e decente, mas que precisava pagar as dívidas da mãe com traficante ou sabe-se lá o que fariam com ela. E Paul pagou o preço por se importar demais. Pelo menos Jordan teve a chance de ajudar a prender o verdadeiro culpado, mesmo que quase tenha posto tudo a perder.


Uma coisa que ficou bem visível foi que John e Ellie foram um para o outro algo do qual estavam sendo privados. Ellie teve o pai morto, e John precisou mandar os filhos pra longe para protegê-los. Isso provocou uma identificação entre os dois, mesmo que Ellie não soubesse dos segredos. O mesmo acontece agora entre ela e Steve. Mas devo dizer que vou ficar muito chateada se desenvolverem um romance entre os dois principalmente sem encerrar o plot da Cath. Ou os produtores acham que esquecemos aquela despedida emocionada? E ainda espero que Cath ainda volte (mesmo que talvez não como fixa) como os produtores prometeram. Steve e Ellie como amigos acho lindo, mas romance só com Cath.


Enquanto tudo isso acontecia, Jerry teve que lidar com duas situações. Primeiro chamou a turma para ajudar a empacotar suas coisas, até que Mindy e ele começaram a diagnosticar um ao outro. O que foi bem engraçado. Então Chin descobriu que Jerry estava ouvindo um dono de livraria em áudio, e o fez prometer que recuperaria o livro com a escuta. Dessa vez usou Flippa (que finalmente mostrou alguma utilidade) como cúmplice. Por algum motivo não acreditei quando Thomas disse que tinha vendido o livro, e dito e feito. Agora quero ver a equipe resgatar Jerry e pedir desculpa de joelho por não ter acreditado em seus instintos.

Danno fez muita falta nesse episódio, mas com tudo que aconteceu ele precisava mais do que tudo passar um tempo com a família. Embora eu ache que poderiam ter mostrado pelo menos uma cena disso. Mas no próximo já estará de volta, e espero que não muito afetado.

Essa sexta tem episódio de Halloween, que sempre mistura tensão e humor. Vamos aguardar.


Nota: 9


Este texto foi originalmente postado no "Canal de Séries" e reproduzido com autorização tanto da autora quanto dos responsáveis pelo CS.

Um comentário:

  1. Sei que este comentário não será publicado, assim como alguns outros que não foram, mas vou fazê-lo mesmo assim. Primeiro : nem tudo que esta dentro da Champ Box é relacionado a Doris, na primeira temporada o ep. em que Mary é sequestrada mostra isso, há muitas coisas relacionadas a Doris mas também há outras relacionadas aos casos que John trabalhava. Segundo : Peter Lenkov prometeu que tentaria trazer Michelle Borth de volta ao show para fechar o plot de Catherine e não para voltar ao elenco fixo ou recorrente. Terceiro : O show é feito por uma equipe e não apenas por um personagem, portanto não é porque Catherine não está mais no show que Steve não possa se envolver com outra pessoa, até porque ele nunca a considerou como sua namorada. Por isso eu acho que não há nada de errado em Steve se envolver com Ellie, ele está seguindo em frente já que foi abandonado duas vezes pela mesma mulher, e eu sinceramente espero que esta bela amizade se transforme num relacionamento amoroso saudável e real. Steve merece ser feliz e espero que ele encontre sua felicidade com Ellie.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *