[REVIEW] Hawaii Five-0 - 5x20 "’Ike Hānau" (Instinct)


Intuição e investigação.
Depois de três semanas de hiatus nossa querida Hawaii Five-0 está de volta. Bom, pra quem, assim como eu, depende de legenda foi um pouco mais que isso. Mas ouvi dizer que está faltando gente na equipe, e o importante é que voltou. Então vamos aos comentários?

’Ike Hānau (Instinto) foi um episódio centrado em Grover e seus instintos policiais. Pode ter sido um erro meu, mas quando li a sinopse tive a impressão de que era a esposa de Grover quem morreria, o que teria sido muito mais trágico. Não que a morte da esposa do amigo (que também era sua amiga, como ele mencionou) não seja algo dramático o suficiente, mas a questão aqui nem era tanto essa. A questão era o quanto um policial deve ouvir seus instintos, mesmo que coloque uma amizade de longa data em risco.


Já vimos muitas vezes o quanto Grover e Steve tem em comum. Ambos são líderes natos, grandes estrategistas, tem uma boa capacidade para lidar com situações difíceis, são teimosos, grandalhões com um coração mole... E aqui vimos que também tem em comum uma intuição que diz ter algo errado quando tudo aponta na direção oposta. Quantas vezes vimos Steve parecer louco até mesmo perante seus amigos vindo com histórias que pareciam verdadeira paranoia? Foi assim com a Governadora Jameson, a psiquiatra cafetina do 3x08 (Wahine 'inoloa) e várias outras ocasiões. Aqui vimos Grover parecer um verdadeiro paranoico ao insistir que seu amigo há mais de vinte anos matou a esposa e fez parecer um acidente, e fez Steve ver como é estar do outro lado.

Desde o início vi que só existiam dois finais possíveis: Ou Grover estaria certo e a moral da história seria algo do tipo "podemos passar anos com uma pessoa sem conhecê-la realmente", ou ele estaria errado e começaria a ser desacreditado como policial. A segunda opção nem de longe tem a cara da série, então só restava esperar pra ver como ele provaria a culpa do amigo. Só o fato de que "tinha muito espaço" na trilha não era suficiente, até Steve contestou isso. Se fosse assim ninguém morreria caindo de janelas de prédios ou de montanhas, pois é de se supor que todo cômodo tenha espaço suficiente para a pessoa ficar a uma distância segura da janela e toda montanha tem espaço para ficar longe do abismo. Nem teria um número tão grande de mortes no Grand Canyon de pessoas que chegam perto demais do abismo para tirar fotos. Nunca estive lá, mas pelas imagens que vejo há espaço de sobra. Mas se o amigo tinha um dom tão grande para mentir e manipular era um ponto a ser explorado.


Só pela história que Grover contou do tempo da academia, de como Clay (Mykelti Williamson) foi capaz de mentir e manipular o comandante, deu pra perceber que ele era um grande sociopata. Mas ficava faltando um motivo do porque ele mataria a mulher que foi sua esposa por vinte anos, não imaginei que fosse ser outra mulher mas encaixa. Sociopatas prezam muito por sua imagem perante a sociedade, e ser um viúvo trágico é socialmente melhor visto do que o cara que larga a esposa com quem construiu uma vida. Todavia, apesar de descobrir o motivo, Grover não conseguiu uma prova concreta. Embora ao meu ver o fato de que o depoimento da tal campista diverge do de Clay pareça ser pelo menos um bom começo. Mas parece que a solução do caso ficou pro futuro.

Li comentários de que Grover colocou a esposa em risco ao deixá-la sozinha com Clay, mas eu descordo. Ele planejou a morte da própria esposa de modo que parecesse um acidente, mas não poderia fazer o mesmo se matasse Michelle por causa do celular. E mesmo que fizesse creio que pareceria muito suspeito perante a polícia que duas mulheres próximas a ele morressem "acidentalmente" em sua presença num período de tempo tão curto. Se mesmo assim isso acontecesse, seria um grande furo da produção.


Já que estamos falando de Michelle, devo dizer que gostei da postura dela diante da situação. Inicialmente ela até descordou de Grover, um choque natural de ver um grande amigo sendo acusado. Mas ela conhece o marido bem o suficiente para saber que ele reconhece quando existe algo errado, e não acusaria um amigo que considera como irmão se não enxergasse uma real possibilidade dele ser culpado. Outra vez mencionando algo que Steve disse, policiais passam a vida lidando com o pior das pessoas. Isso pode fazê-los ter uma desconfiança exagerada, mas também a reconhecer quando uma reação é legítima ou não. Sabendo disso, mesmo assustada Michelle pegou o celular e apoiou Grover em ir até o fim. E foi triste vê-la consolando-o no final, é desconcertante ver um homem daquele tamanho chorando.

Em paralelo a isso vimos Danno e Mindy presos em um elevador com um corpo que deveria ser levado para a autopsia. Mais uma vez a super claustrofobia do nosso detetive rendeu um momento até divertido, principalmente pela legista que pela primeira vez usou seus conhecimentos para ajudar alguém vivo. E quando começaram a analisar o corpo antes que as evidências se deteriorassem foi ótimo. Gosto muito da relação de amizade que os dois vem formando, mas creio que não será mais do que isso. Ainda mais depois de vermos que Danno está realmente criando um relacionamento sério com Melissa (aka Amber), e que Mindy aparentemente aceitou o flerte de Jerry no 5x15 (E 'Imi Pono). Mas vamos ver.


Esse caso teve uma solução simples. A vítima era um executivo que descobriu que seu sócio estava roubando dinheiro da empresa, e foi morto por ele. Mas o que me incomodou nesse plot foi o mesmo que me incomodou no episódio anterior. Apenas quando Pua chegou a garagem e viu que o camaro e o carro do IML ainda estavam lá que se deu conta de que algo estava errado com Danno e Mindy, mas ninguém deu por falta deles antes disso. Primeiro ninguém sente falta do Steve, agora ninguém sente falta do Danno... Desde quando essa equipe não estranha a ausência de um membro que de repente fica incomunicável? Tá estranho isso, não combina com a série.

O episódio teve uma boa história, mas não chegou a ser um excelente episódio. Talvez tenha faltado ação, uma boa reviravolta ou até um momento bem dramático e intenso. Não sei, só sei que algo não funcionou totalmente.

O 5x21 já foi ao ar e logo que sair a legenda o review estará disponível o mais breve possível. E lembrando que o 5x22 só irá ao ar na sexta-feira 24.


Nota: 8


Este texto foi originalmente postado no "Canal de Séries" e reproduzido com autorização tanto da autora quanto dos responsáveis pelo CS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *