[REVIEW] HAWAII FIVE-0 6X12 - "UA OLA LOKO I KE ALOHA" (LOVE GIVES LIFE WITHIN)


Tia Deb e Mary Ann visitam Steve, um garoto leva um tiro em um caso pra lá de misterioso, espiões japoneses, segunda guerra, Aby e Chin finalmente juntos e duas perdas importantes, esses são os ingredientes deste episódio 12.

Tia Deb leva as cinzas de Leonard para serem jogadas ao mar e se despede dele dizendo o quanto o amava.
Em uma espécie de retiro de sobrevivência, jovens são levados a uma ilha e ficam sem celulares para se conectarem a natureza, tudo estava indo bem até que dois disparos são ouvidos e Steve e seus amigos tem mais um caso para resolver. O garoto Liani é atingido e seu pai o leva de volta a ilha para ser operado.


Chin e Aby acordam de ressaca e pelados, tentando lembrar da noite anterior, Chin diz que Aby o seduziu e ela diz o contrário, mas isso não importa, ambos estão felizes e mais um casal vai se construindo em Five-0. O banho dos dois é interrompido com uma ligação e ambos voltam ao trabalho.


Lou e Kono seguem as pegadas e acham a cena do crime, próximos a eles um bunker é encontrado e lá dentro ossos de um cadáver e uma bandeira do império do Japão. Max é chamado e encontra um projétil próximo aos ossos, o que provavelmente fora a causa da morte. Frank analisa as marcas de pneu e chega à conclusão que uma van chegou e saiu em seguida do bunker, com pelo menos, 900kg a mais.

Enquanto isso tia Deb quer dirigir a pick-up de Steve, ele não gosta nada da ideia, mas ela insiste, fez uma lista com Leonard de coisas a fazer antes de morrer, uma delas era dirigir um carro de polícia. E parece que dirigir de maneira perigosa está no sangue dos McGarrett, Steve está com náuseas e quase vomita com Deb ao volante.

Frank se empolga com a descoberta da balística, que revela uma pistola japonesa usada na segunda guerra, um anel com cianeto, um caso de espionagem internacional se aproxima? Jerry envia um alerta vermelho no celular de Steve, Chin e Aby. Jerry colocou um vídeo do oceano na parede da sua sala-porão, poxa Steve, já está na hora de dar uma sala decente para o garoto.

Jerry, descobriu dados da operação japonesa chamada “Fugo”, que consistia em enviar bombas através de balões, para detonar na costa dos EUA, paralelo a isso, uma operação secreta estava sendo feita em Oahu com lançamento previsto coincidindo com o bombardeio de Pearl Harbor, mas algo estranho aconteceu e a operação nunca aconteceu. Agora, quase uma tonelada de bombas está em algum lugar da ilha e depois de tanto tempo elas estão instáveis e a detonação pode acontecer a qualquer momento.


As marcas de pneu levam a uma van e a polícia começa a procurar os donos até chegarem a van que esteve no local do crime. Os ossos encontrados no bunker são do 2º tenente Aki Hiroda, que na lista dos japoneses, morreu na primavera de 1940 na China, morreu no papel e veio para Oahu para a operação Fugo. Um contato de Steve no consulado japonês dá a ele um microfilme com informações sobre a operação e sobre registros próximos a essa data. No hospital, o garoto Liani é operado e já não corre mais risco. Jerry consegue um projetor e começa a analisar os dados.

A polícia persegue uma van que pode ser do suspeito, Steve diz para recuarem, pois, qualquer movimento pode fazer com que as bombas sejam detonadas. Assim que a polícia abandonou a perseguição o suspeito deixou a van e fugiu a pé.
O esquadrão antibombas chega e deixa o caminho livre para Steve, Chin e Aby vasculharem a van, encontrando as bombas e a arma que atirou em Aki Hiroda e no menino Liani, juntamente com o resto dos ossos de Hiroda.

Jerry continua analisando o microfilme e descobre o nome que Hiroda usou em Oahu, Saburo Mori e seu encarregado, Jiro Takaki, que trabalhou no Consulado Geral como diplomata e Yuri Musaka, oficial da Marinha Imperial Japonesa. Três homens que sabiam sobre o bunker e que, provavelmente, o atirador estaria ligado a um deles.


Tia Deb faz mais um item de sua lista: comprar roupas de maneira épica, em seguida vai ao banco fazer uma transferência de bens, ela sabe que seu tempo está acabando e não quer perder nem um minuto.

As impressões na arma e nas revistas encontrados no bunker levam a Yuri Musaka, que usava o nome de Youshi Tamuro, permanecendo na ilha mesmo após a guerra, casou-se, abriu uma empresa e três dias atrás faleceu aos cem anos de idade. Musaka matou o parceiro, viveu escondido por setenta e cinco anos na ilha e depois desse tempo morre e alguém vai direto ao bunker secreto para limpar tudo. Lou e Steve concluem que o caso não era sobre as bombas e sim para destruir as informações que ligavam Musaka a operação Fugo, Aby descobre um neto de Musaka que vive na ilha e era bem próximo ao avô, Kyle Tamuro, Chin rastreia e descobre que ele está no prédio da Five-0.

Kyle confessa que atirou em Liani, e explica o que houve, tratando-se de um infeliz mal-entendido, onde Musaka havia desistido da operação e tentou convencer Hiroda do mesmo, não teve escolhas senão matá-lo.
Jerry continuou analisando os arquivos e descobriu que Musaka foi um cidadão exemplar e mudou de ideia quanto ao ataque quando se apaixonou, e o amor superou a lealdade a pátria.


Steve vai acordar tia Deb, e vê ela dar seu último sorriso antes de falecer, ele encontra a lista de coisas que ela queria fazer e a última era escalar uma montanha bem alta. Joanie, Mary Ann e Steve escalam a montanha com as cinzas de Deb.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *