[REVIEW] HAWAII FIVE-0 7X04 - HU A'E KE AHI LANAKILA A KAMAILE (The Fire of Kamile Rises in Triumph)


Minha primeira palavra sobre o quarto episódio da sétima temporada? UAU!

Nessa primeira parte da temporada eu estava ansiosa por dois episódios, esse e o sétimo (onde vamos ter Catherine e Doris de volta) e esse não me decepcionou. Foram 40 minutos que voaram e eu não consegui desgrudar os olhos da tela.

Mais duas palavras sobre o episódio: STEVE e ALICIA!

Eles tem uma química impressionante juntos. E não romanticamente, estou falando em como eles pensam e agem da mesma forma. Os dois juntos é tipo Coca-cola e Mentos, vai explodir com certeza. E isso fez desse episódio um dos meus favoritos da série toda. Fácil entre o top 10.


Depois do resuminho semanal para colocar todo mundo na mesma página a gente tem a primeira cena de flashback para conhecermos melhor Alicia Brown, profiler do FBI. Começamos com ela dando uma aula sobre Serial Killers em Quântico. E lá nós vemos a filha de Alicia, que está estudando na academia do FBI para seguir os passos da mãe.

Logo em seguida a gente vai para uma cena onde Alicia está sendo arrastada por uma mulher que aparentemente a esfaqueou nas costas.


Prestem atenção no rastro de sangue. Mais tarde eu vou voltar aí.

Após essa cena macabra, uma de muitas no episódio, a gente volta para Steve e Alicia no consultório da Dra. Gray. Voltamos para a desconfiança de Brown em relação ao livro de xadrez medieval. A médica chega, é simpática e aparentemente disposta a colaborar. Mas quando Alicia e Steve confirmam que o policial que era seu paciente não se matou e sim foi assassinado a expressão dela muda de amigável para surpresa? Assustada? Ali fica bem claro que ela tem algo a ver com essa história toda. Depois de Dra. Gray jurar que Lau falou apenas sobre sua separação e em nenhum momento sobre os assassinatos que estava investigando, nossa dupla dinâmica sai com a promessa de receber as anotações das sessões do policial no dia seguinte. 

Alicia é intensa, rápida e trabalha nos extremos. Isso nos lembra de quem? Sim! Tenente-Comandante Steve McGarrett. Nesse episódio foi divertido ver Steve meio que no papel de Danny (que devo citar fez muita falta). Tentando controlar o furacão em forma de ex-profiler do FBI. Gostei da analogia. Ele pede para ela esperar, que ele vai se reunir com Five-0 e que ela vá para casa e fique fora até que ele peça ajuda. Já sabemos aí que ela não vai ficar de fora não é mesmo?


Há então um pequeno alívio cômico depois de toda a tensão. Uma cena com Kono, Grover e Kamekona. Os Five-0 estão experimentando uma nova criação para o Clube super exclusivo que o dono do caminhão de camarão mais famoso da série está desenvolvendo e ele criou Malasadas com camarão! Isso mesmo. Eu nem preciso experimentar para imaginar como isso deve ser terrível. E gente eu amo Grover. Eu adoro como ele funciona com qualquer personagem da série.

Ficamos sabendo aí também que Adam teve a sentença reduzida e vai estar fora da cadeia em breve. Feliz por Kono ter a chance de viver o seu amor finalmente. 


Temos também mais uma cena de Chin e sua sobrinha Sara. Estou surpresa com a importância que Lenkov está dando para esse arco. Prevejo um episódio bombástico com todos eles ao lado de Chin para garantir que a menininha fique com ele. Esse cenário começa a se desenhar quando Jerry aparece na praia para dizer à Chin que a família para a qual Sara irá tem conexões com o cartel de Cali que foi investigado por Five-0 no episódio anterior.

Logo em seguida Chin vai até Robert Coughlin, eu achei todo aquele clima de eu te desculpo muito forçado, mas enfim. Chin pede a ajuda do cara para investigar os tios de Sara e mais surpreendentemente ainda o cara diz que vai ajudar.

Assuntos Ohana alinhados voltamos para o serial killer. Outra coisa que eu gostei desse capítulo é que ele foi totalmente focado na história do assassino. Sem um crime da semana ao lado para enrolar tudo. Não houve tempo perdido. O foco de todo mundo foi um só. Isso fez o episódio render. Gostei da mudança.

Alicia maluca Brown então, invade a casa da Dra. Gray e descobre arquivos de caso na casa da psiquiatra, um deles é o do assassino do parkour do primeiro episódio. Então ela liga para Steve que está dirigindo seu Silverado azul pelos últimos momentos (mais tarde veríamos o motivo) e diz que tem certeza que o serial killer na verdade é a médica. Steve pede para ela sair de lá e blá blá blá e então ela tem a total certeza quando ela vê um jogo de xadrez antigo com exatamente as peças em falta que foram encontradas na boca dos assassinos mortos e na casa de McGarrett. 


Steve então apenas sendo Steve vai em busca da mulher maluca que invadiu a casa da médica também maluca e só pra combinar com toda a maluquice ele vai sem backup. Como sempre. Quase posso ouvir a voz de Danny no fundo: "Quê diabos é o problema com você?" 

E claro quando ele chega lá o que acontece?


Após essa cena, somos transportados para a sede Five-0 onde todo mundo está reunido esperando por Steve para discutir o caso. É aí que eu achei que Danny fez muita falta. Eles esperaram duas horas para se dar conta que algo estava errado com Steve. Chin menciona que o cara nunca se atrasa, então porque eles esperaram duas horas? Danny com certeza teria tido um treco muito antes e saído para caçar Steve. Com ele lá nunca teria chegado a duas horas.

Então voltamos para Steve e Alicia ambos sofrendo de uma facada nas costas. Nem vou mencionar o tanto de estrago que isso deveria ter feito e não fez. Decidi deixar as imprecisões médicas para lá. Temos uma ceninha de angústia para Steve quando Gray arranca a faca que ela colocou nas costas dele e voltamos para outro flashback da vida de Alicia como agente. Então a vemos com um serial killer que está preso e ambos começam uma conversa até que ele fala da filha dela que descobrimos então que deve ter sido morta por um dos assassinos que ela investigava e Alicia começa a quebrar. Confirmamos então que seu calcanhar de aquiles é sua filha. Que tentou seguir os passos dela.


Voltamos para Dra. Gray que agora está meticulosamente limpando as evidências do esfaqueamento de Steve e Alicia. Alí começamos a ver o tamanho do distúrbio da mulher. Ela obviamente tem TOC, ela limpa tudo com um cuidado extremo. Típico de um serial killer. Organizado e metódico. 

Steve tenta arrancar uma confissão dela, sobre como ela orquestrou tudo e gente eu amei esses momentos, a atuação dos três, não tinha nenhuma ação nessas cenas, pelo contrário elas eram bem lentas, mas eu me peguei prendendo a respiração em vários momentos, foi muito bem escrito e maravilhosamente bem executado pelos atores. 

Steve obviamente está chegando em algum lugar porque em seguida Dra. Gray se irrita com ele apaga o cara com um martelo de amaciar carne. Lenkov decidiu socar Steve nessa temporada hein? O cara não tem um minuto de sossego.

Então vemos a equipe iniciar sua busca por Steve. Os caras correram em círculos o episódio quase todo, que falta Danno fez, ele é muito melhor nessa coisa que eles, sem contar que Dra. Gray é muito, muito inteligente quando ela envia o celular de Steve via portador para atrasar a busca. Amo quando os autores escrevem as mulheres inteligentes!

Lembram que eu falei do rastro de sangue? Não há nada na frente da camisa dela. Como aquele rastro foi deixado? 

Voltando para a história. Alicia acorda e começa a provocar Dra. Gray montando um perfil dela. Ela então fala sobre a infância difícil da médica, como um dos seus pais era bipolar e o outro submisso e apavorado, como o pai dela provavelmente a ensinou jogar xadrez e abusava dela sexualmente. Alicia acerta um nervo da psiquiatra, mas recebe um tapa na cara de volta. Dra. Gray fala sobre como Alicia empurrou sua filha para seguir sua carreira e por esse motivo a moça foi morta por um serial killer. Então voltamos para aquela cena de flashback na prisão onde vemos Alicia perder o controle diante do homem que matou sua única filha. E numa linha genial do episódio Dra. Gray diz, o mais friamente possível:

"Nunca faça jogos psicológicos com uma psiquiatra, sra. Brown."

E a mulher é tão boa nessa coisa de serial killer que ela consegue encontrar um casal que o FBI está à procura há mais de dez anos. E são eles os encarregados de matar Brown e McGarrett.

Então voltamos para a busca dos Five-0. Eles estão analisando todo mundo que enviou os pacotes que estavam no caminhão de entrega que Chin e Kono interceptaram e abençoadamente Grover lembra de Dra. Gray. Mas é claro que quando os primos chegam na casa da louca desvairada ela já limpou tudo, não há rastros do que aconteceu ali mais cedo. Mas ela deixa o tabuleiro de xadrez à vista. Porque ela é abusada e ela pode ser abusada. Amei ela gente rs.


Em seguida temos a despedida da Silverado azul de Steve. Na verdade eu não entendi muito bem porque ela resolveu explodir o caminhão azul, mas ela faz e eu gostava daquele carro. #RIPSilverado


Após matarem o pobre silverado azul vemos Steve e Alicia no carro do casal que deve matá-los. Lá descobrimos que o motivo deles quererem matá-los é simplesmente porque Alicia prendeu um deles, é vingança pura e simples. Steve só é um efeito colateral, foi pego no meio do fogo cruzado e vai morrer para deixar de estar no lugar errado na hora errada. E ficamos sabendo também que Alicia tem medo de afogamento.

O casal estranho então arrasta Steve através de uma praia com grandes formações rochosas e durante  o caminho é claro que Steve tenta escapar. Ele até consegue derrubar o homem, mas amarrado e sofrendo do ferimento de faca ele não consegue nocautear a mulher. Então ambos jogam o SEAL através de um buraco cheio de água do mar. Eu imagino que seja pelo fato de que à princípio Dra. Gray não planejava matar Steve ainda que eles não sabem que jogar um SEAL na água é dar a ele ferramentas para trabalhar. Estar na água é uma segunda natureza para Steve e ele logo se liberta da amarra. Assim, muito fácil. 

Logo em seguida Alicia também é jogada no buraco e a diversão começa. Essas cenas foram muito boas, é sempre legal ver a formação Marinha de Steve ajudá-lo a sair de uma situação complicada. E a atriz que interpreta Alicia realmente mandou muito bem no pânico, foram atuações brilhantes.


Steve então vai em busca de uma saída daquela caverna, nesse meio tempo Alicia se afoga. Quando o cara volta ainda tem que fazer respiração boca-a-boca na mulher. Realmente ela tem pânico de água. Ele então a leva para o local onde eles poderão sair e ele escala a rocha e a iça para fora com ajuda de algumas plantas que existiam dentro da caverna. 

De todo o episódio, essas cenas foram as minhas preferidas. A formação SEAL de Steve fez toda a diferença ali, ele manteve a calma, avaliou a situação, encontrou uma saída e ainda manteve Alicia viva e a acalmou o tempo todo ciente do seu medo. Foram cenas intensas e muito bem feitas.

Chin e Kono finalmente chegam à praia e encontram o casal de assassinos ainda lá, acho que esperando para ver seus dois cativos morrerem na caverna antes de ir embora. Eles entram numa troca de tiros, mas os primos são mais habilidosos e matam os dois. Ao mesmo tempo que Steve e Alicia conseguem sair da caverna que era suposto matá-los.


Então no final de tudo temos uma ceninha fofa dos dois. Eu não entendi muito bem qual foi a dos escritores ali, se eles realmente estão tentando transformar Steve e Alicia num casal. Eu espero que não, eles têm muita química juntos, mas não romanticamente. Acho que uma grande amizade talvez, ter Alicia como uma ajuda eventualmente já que ela é muito talentosa apesar de aposentada, mas não consegui enxergar os dois sendo um casal apesar de tudo. E não é porque eu gosto da Cath e acho que ela tem que ficar com Steve no final, é porque eu acho que não rolou química casal mesmo. Minha opinião.


Então no final de tudo isso, Dra. Gray consegue fugir. Sim, eles sobreviveram mas ela fugiu. Steve diz numa das últimas cenas que eles nunca mais a encontrarão. Será? Eu gostaria muito que ela aparecesse no futuro. Talvez depois de descobrir que McGarrett e Brown sobreviveram? Ela é metódica e tem TOC, ela não deixa rastros e não gosta de pontas soltas, então eu acho que podemos ver mais dela no futuro. Eu torço por isso, ela é uma vilã forte. Bem escrita.

Deixando de lado algumas imprecisões e a falta de Danny eu amei o episódio. Como disse anteriormente ele me prendeu durante os 43 minutos. Desde as cenas com muita ou pouca ação, todas elas foram bem feitas e bem roteirizadas. 

Sinceramente falando, a sétima temporada veio para garantir a oitava e se continuar assim eu acredito que teremos sim pelo menos mais uma.

O que você achou? Queremos saber sua opinião e até a próxima.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *