[REVIEW] HAWAII FIVE-0 7X19 - Puka 'Ana (Exodus)


Aloha galera! Vamos falar hoje do décimo nono episódio da temporada. Ainda atrasada com os textos, mas agora que a temporada acabou logo ficaremos com tudo em dia e na ansiedade para a oitava começar.

Estou louca para falar sobre o 7x25 que foi sensacional! Mas agora vamos voltar à esse que foi muito bom também.

O 7x19 foi um das obras primas da temporada na minha opinião. Quando eu penso em cada temporada que passou, eu tenho em mente um ou dois episódios que marcaram e nessa temporada, esse com certeza é um que vai ficar marcado na minha mente. Talvez entre até para o top 10 geral das sete temporadas.

E porque isso?

Primeiro porque a trama foi muito boa, o assunto é sério, real e polêmico e depois porque foi focado em Kono. Eu amo a atriz e a personagem. Então foi a combinação perfeita para mim.

Vamos lá então.


Tudo começa quando uma adolescente é levada ao pronto socorro por um homem que a princípio parece seu pai ou algum parente próximo.

A garota tem um comportamento estranho, quieta demais, arredia e a enfermeira que a examina em primeiro lugar desconfia. E tudo fica ainda mais esquisito quando a gente vê essa tatuagem enorme nas costas da menina.

Preocupada que a garota possa estar sendo abusada, a enfermeira pede que a recepcionista chame o departamento de serviços sociais, mas não dá nem tempo porque o cara foge com a menina. Confirmando a suspeita da enfermeira de que a garota está sendo abusada.


Depois vemos a parte fofa do episódio. Steve convida Kono à sua casa e ambos conversam sobre os problemas que Adam está tendo para encontrar um trabalho e também sobre a vontade da oficial da lei de construir uma família com o marido, assunto que a gente já esperava acontecer não é mesmo? 


Em seguida a pequena Sarah aparece para vender biscoitos das Aloha Girls (escoteiras Havaianas) ao lado de Kamekona. Realmente garota, você não poderia ter escolhido ninguém melhor!


Usando da eterna rivalidade entre Steve e Danny, Sarah consegue com ajuda de um beicinho adorável vender 13 caixas de biscoitos para Steve que não é capaz de resistir ao charme da garotinha.

Nesse momento, Kono recebe uma ligação de Noelani e vai até o hospital descobrindo sobre a garota abusada. Analisando as imagens das câmeras de segurança eles descobrem que a garota em questão é dada como desaparecida pela sua família.


Em outro lugar na ilha, Chin e Lou trabalham em outro caso. Eles investigam uma série de mortes em uma casa de recuperação para dependentes químicos.


Eles entrevistam uma testemunha que conhecia os mortos e vasculham a casa descobrindo que drogas eram guardadas num dos quartos. Imediatamente pensamos que os dependentes em recuperação não estavam de fato recuperados e que estavam de fato no negócio do tráfico. Mas como aprendemos ao assistir Five-0, nem tudo é o que parece.

Ambos encontram um traficante cheio de marra que pode dar maiores informações sobre as vítimas e sobre o negócio que eles supostamente poderiam estar realizando e Lou com seu jeitinho todo especial convence o cara a colaborar. A maravilha da imunidade e meios que Five-0 tem.


Voltando ao caso da garota abusada, com a ajuda de Erick (sobrinho de Danny), eles conseguem encontrar algumas conversas da garota do hospital com um cara e dali é fácil concluir que ela foi sequestrada para ser usada como escrava sexual.


Esse foi um dos episódios sem Danny, que dessa vez estava visitando a irmã no continente. Portanto Kono fez parceria com Steve, o que eu gosto muito porque eu acho que eles tem uma química muito interessante, até mesmo por ter uma forma de pensar e agir muito parecida.


Eles encontram uma casa onde a garota pode estar sendo mantida refém e ao chegar eles descobrem o local vazio, mas o mais chocante é perceber que ali viviam muitas outras garotas e não somente a que foi reconhecida no hospital. 


Quando a gente pensava que não podia ficar pior, eles encontram uma garota trancada num porão, traumatizada e agredida. Ela virá a ser uma testemunha chave no caso.


A garota obviamente é levada para o hospital e depois de alguma persuasão, a enfermeira do início do episódio permite que Kono converse com a menina.

Demora um pouco, mas a garota se abre, contando como os aliciadores entram em contato com elas, as enganam, fingem estar apaixonados, as arrastam para os esconderijos e as tornam escravas sexuais. Ela conta como eles ameaçam suas famílias e conseguem que elas mantenham o silêncio. Observamos também que essa garota também tem a enorme tatuagem que as marca como se fosse gado.

As reações de Kono são extremamente intensas, a gente sente o ódio que emana dela e a atriz fez um trabalho excepcional de parecer não somente chateada, mas realmente enfurecida. A gente vê Kono realmente se colocar no lugar daquelas meninas abusadas e acuadas. Parabéns para Grace Park pela atuação irretocável.


Depois de conversar com a garota, Kono fica claramente transtornada. Ela está dirigindo de volta para o HQ Five-0 quando um motorista a provoca no trânsito. Ela já no limite com toda essa história, explode, desce do carro, quebra o vidro do carro do cara com um soco, arranca a chave do carro dele do contato e joga longe. 

Claro que ela como oficial da lei, deveria manter a calma, mas o episódio mostra como é difícil se manter sempre neutro e longe de tudo que acontece, principalmente num caso como esse que mexe com a dignidade de meninas jovens e que estão sendo abusadas por adultos em busca de lucro. Então sim, Kono ganha um passe live pela sua explosão no meio da rua. 


Claro que ela se machuca socando o vidro daquela forma e Steve nota que algo está errado com sua subordinada, tanto física como psicologicamente e oferece à ela para ficar fora do caso, que ela obviamente recusa e então ele mostra-se o chefe incrível que ele sempre foi e diz que sim, é normal perder o controle mesmo quando não se deve perder e então os dois voltam à trabalhar para encontrar os animais que escravizam garotas inocentes.

Nesse meio tempo aquele traficante folgado que a gente conheceu no caso que Lou e Chin estão investigando aparece no HQ Five-0, sim, o cara tem a audácia de aparecer num lugar lotado de policiais e dá a informação que os oficiais querem, em troca de ter sossego em suas atividades escusas. 


Posso ser sincera? Esse segundo caso foi chato e totalmente desnecessário. Seria muito mais legal ter a equipe toda focada no caso de tráfico humano e ter algumas cenas mais detalhadas ao invés de dividir o tempo curto de episódio com dois crimes tão diferentes.

Enquanto isso Kono e Steve encontram um dos clientes dos aliciadores de garotas. Um professor de educação física, com casa, emprego, família e pasmem: filhas.

À essa altura Kono já passou de todos os limites da tolerância e Steve claramente fecha os olhos para o destempero da moça. Ela consegue então que o professor em questão os ajude a encontrar o verdadeiro aliciador.


De volta ao caso dos ex-viciados mortos, numa solução totalmente anti-climática Chin, Lou e Jerry descobrem que a droga era da testemunha que foi entrevistada no começo do caso, as drogas eram dela e ela estava usando a casa e as pessoas lá dentro para lucrar e as mortes aconteceram devido à sua ganância. Eu não disse que era um caso desnecessário?


Com ajuda do professor de educação física que contratava menores para fazer programas, Kono e Steve descobrem uma das mulheres envolvidas na operação. No começo ela se recusa a falar, mas Kono não está num dia muito calmo e logo a convence a dar o nome do chefe do esquema.


Depois de obrigarem a "cafetona" a confessar onde as garotas estão sendo mantidas, os quatro five-0 vão juntos e encontram o local onde o chefe do esquema mantém as meninas. O cara se chama Emilio. Lembram do E enorme tatuado nas meninas? Ele as marcava como se fossem gado.

O cara até tenta fugir, mas leva a maior surra de Kono, ela luta com ele numa das cenas de ação mais bem feitas da temporada, não somente por ser uma sequência bem montada de golpes, mas por toda a emoção que cada soco, chute e pontapé carrega, é um episódio pesado que nos faz pensar nesse tipo de situação que acontece ao redor do mundo principalmente em regiões turísticas. Isso é real e muitas vezes acontece debaixo do nosso nariz.


"Ele tinha uma faca..."

É a justificativa de Kono para Steve quando ele chega e praticamente a impede de matar o cara com as próprias mãos ali mesmo.


A cara que Steve faz para a justificativa esfarrapada dela é a melhor do mundo rs.

O nome da garota do início é Moani. Ela é atendida no hospital e Kono descobre que ela será enviada para uma clínica de reabilitação social, onde ela receberá tratamento para o trauma que passou, com apoio de profissionais e da família e que todas as meninas que eles ajudaram a libertar das mãos de Emilio receberão o mesmo tratamento, mas Kono se liga com Moani. O que será fundamental no último episódio da temporada.

A cena final é meiga, Kono ao lado da garota, garantindo a ela que estará sempre disponível caso ela precise de algo ou queria simplesmente conversar.


Porquê eu gostei tanto do episódio?

Primeiro porque ele foi focado em Kono e eu amo o personagem dela.

Segundo porque ela fez parceria com Steve e como eu disse, amo ver os dois trabalharem juntos.

Terceiro, foi um assunto relevante, real e que acontece na maioria dos países, pobre ou ricos e a trama toda foi muito bem trabalhada.

A única coisa que eu mudaria no episódio foi o segundo crime que eu achei completamente desnecessário, mas de resto foi muito perto de perfeito.

Nota: 9,5.

E você? O que achou? Diga-nos nos comentários e até breve com o próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *